Storytelling e a arte de contar boas histórias

 

– Os princípios para criar um bom Storytelling para o seu negócio – 

 

Se trabalha com a produção de conteúdos para o digital, já deve ter ouvido falar sobre o conceito de storytelling, que junta o termo “Story”, que significa “história”, à expressão “telling”, que significa “contar”, pelo que o storytelling diz respeito à capacidade que uma marca ou pessoa tem para contar histórias de forma impactante, onde os recursos audiovisuais são utilizados de forma combinada com as palavras.

Esta ferramenta de marketing digital ajuda-o a promover o seu negócio, sem que exista a obrigatoriedade de fazer uma venda direta. Por outras palavras, tem um caráter muito mais persuasivo do que invasivo.

 

Importância do storytelling

Um bom profissional de marketing utiliza a narrativa em prol da marca, criando uma linha de raciocínio lógica e envolvente, que ajuda a passar determinada mensagem. As histórias, e a forma como são contadas, ajudam os potenciais clientes a compreender melhor os produtos, gerando assim uma maior confiança e transparência entre a marca e os consumidores.

Posto isto, o storytelling é muito utilizado no marketing e na publicidade, destacando-se pela capacidade de aproximação entre uma marca e o consumidor. É um ótimo aliado para partilhar ideias, conhecimentos e interesses, através da narrativa. O seu principal objetivo passa por cativar uma audiência através das histórias que são contadas e transmitidas, pelo que é necessário conhecer bem o seu público-alvo para que a mensagem seja o mais clara e assertiva possível.

 

Storytelling no seu negócio

Através do storytelling pode dedicar-se à divulgação da sua marca, de forma a contar histórias que sejam relevantes para o seu público, para que este dê início a algum tipo de interação para com a sua marca. Desta forma, é possível gerar maior interesse e relevância nos conteúdos, através de uma analogia e identificação com outros aspetos e fatores relativos à realidade dos consumidores, tornando assim a comunicação da marca mais humanizada e impactante.

Vejamos agora quais os princípios que estão na base de uma boa história:

  1. Entender o seu público-alvo – é crucial perceber quem é o seu público, para que possa construir uma narrativa em função do mesmo, apresentando uma história que à partida ele vai querer ouvir. Analise os seus gostos, dores, necessidades e desejos, de modo a estabelecer mais rapidamente os critérios necessários para contar uma boa história, devendo sempre ter por base o apelo às emoções;
  2. Criar uma personagem ou mensagem forte – a sua história não tem de incluir obrigatoriamente uma personagem. O mais importante é que a mensagem integre todas as características do seu público-alvo, como forma de criar uma conexão e identificação mais forte com o consumidor. Existem exemplos de campanhas que trabalharam a noção de superação, gerando depois um movimento no comportamento dos utilizadores, que levou a um aumento dos níveis de interesse e interação dos mesmos na marca;
  3. Estabelecer uma narrativa emocional – a conexão criada entre a marca e o público tende a ser maior sempre que se verifica a existência de um apelo emocional forte, pelo que deverá sempre apelar aos sentimentos e emoções para captar mais facilmente a atenção do público. Isto, contribui para que exista uma maior humanização da marca, que se traduz, invariavelmente, numa ligação mais profunda com o utilizador;
  4. Utilizar a persuasão para envolver o seu público – uma forma interessante de fazer com que o seu público se reveja nos conteúdos passa por fazer deste o alvo de toda a narrativa, o centro da ação. Através da recolha de testemunhos, partilhas de vídeos e fotografias de clientes satisfeitos, entre outros, torna-se possível convencer o utilizador do valor que a marca pode acrescer à sua vida;
  5. Trabalhar a criatividade, interatividade e componente visual – é cada vez mais importante empenhar-se nos meios digitais e nos conteúdos visuais, do que propriamente no conteúdo de texto tradicional. As fotografias e vídeos são elementos considerados imprescindíveis na comunicação de qualquer marca, empresa ou profissional a título individual. Quanto mais criativo, interativo e visual for o seu conteúdo, maiores serão as probabilidades de causar impacto no consumidor;
  6. Não esquecer o Call-to-action forte e impactante – mesmo que a sua marca transmita uma mensagem forte, é importante incluir na comunicação um call-to-action forte e impactante, algo que leve o utilizador a fazer uma ação. Mensagens como “Tudo ou Nada”, “Viaje Mais”, “Produza Mais” ou até mesmo “Pense Diferente” são uma excelente forma de complementar a mensagem e levar o utilizador a realizar determinada ação.

 

O desafio é simples: criar uma narrativa envolvente em torno de um produto ou serviço da sua empresa. Pode parecer simples, mas a verdade é que este revela ser um processo complexo, na medida em que o objetivo principal passa por se aproximar dos clientes apelando às suas emoções, estabelecendo assim conexões mais verdadeiras.

O desafio está lançado, e agora? Sente-se preparado para impactar os seus clientes através do storytelling?