O que é o Link Building e como definir uma estratégia eficaz?

 

Alguma vez ouviu falar de link building? Sabe para que serve ou o que significa? Pois bem, em primeiro lugar vamos começar por esclarecer este conceito, demonstrando em seguida a importância que uma boa estratégia de link building tem para o seu negócio, e quais as etapas a seguir para criar uma estratégia verdadeiramente eficaz para a sua marca! Curioso? Vamos a isso!

 

O que significa link building?  

Antes de passarmos a esta explicação, vale a pena lembrar que os links são um dos aspetos essenciais para que a sua marca consiga obter uma melhor posição nos resultados de pesquisa, isto a nível orgânico claro, e é aqui que entra a importância de uma boa estratégia de link building.

O link building tem por base um conjunto de estratégias de SEO que são utilizadas em conjunto para construir uma rede de links, que direcionem tráfego para uma página web específica e que fortaleçam a sua autoridade perante os motores de pesquisa. Esses links podem ainda ser internos ou externos.

Se por um lado, devemos considerar os links internos, ou seja, aqueles que remetem para páginas do nosso website e nos ajudam a direcionar os utilizadores para uma navegação feita somente na nossa página web, aumentando assim o tempo que os mesmos permanecem dentro do nosso website, também é verdade que os links externos assumem um papel importante, uma vez que ajudam a melhorar ainda mais o posicionamento da marca nos motores de pesquisa face à concorrência da área de negócio em causa.

 

Qual o papel do link building nos resultados de SEO?

Como já referimos, um dos aspetos mais valorizados pelo algoritmo de motores de pesquisa como o Google é a quantidade e qualidade dos links que se encontram presentes no conteúdo de uma página web. Isto porque, cada link é contabilizado como um indicador de relevância do conteúdo, e os conteúdos mais relevantes são aqueles que aparecem em primeiro nos resultados de pesquisa.

Importa lembrar que o foco dos motores de pesquisa passa por garantirem que levam até ao utilizador a informação que este procura no momento, porque tanto o utilizador como as marcas ganham quando ambas as partes encontram aquilo que pretendem.

 

6 dicas para definir uma estratégia de link building eficaz

  • Utilizar tanto link internos como externos – esta prática irá beneficiar o posicionamento da sua página web nos motores de pesquisa, porque tanto os links internos (do seu próprio website) como os links externos (de outros websites) apresentam objetivos específicos, e geram por si um compromisso de reciprocidade, porque se a sua marca referenciar outra, é expectável que o seu conteúdo seja também referenciado pela marca em questão;
  • Investir em links relevantes – os conjuntos de links dos seus conteúdos devem ser o mais variados possível, mas acima de tudo, devem ser links de qualidade, ou seja, de páginas web que em tempos referiram o seu conteúdo como sendo um exemplo de informação relevante, pelo que deverá tentar ao máximo retribuir o gesto;
  • Reclamar o direito de identificação da fonte – sempre que algum dos seus conteúdos, artigos ou o próprio nome da marca forem identificados num website, deverá entrar em contacto com o proprietário e pedir que seja colocada uma hiperligação para o seu website ou artigo;
  • Criar alguns guest posts – que na prática é como escrever artigos ou colunas editoriais em blogs, revistas e websites, porque para além de criar awarness sobre a marca, ajuda ainda a reforçar a sua estratégia de link building de forma orgânica, porque ao criar conteúdos relevantes sobre a sua área de negócio estará a oferecer conteúdo de valor, em troca da respetiva publicação;
  • Cruzar a estratégia de SEO com as redes sociais – a melhor forma de rentabilizar o conteúdo que produz para o seu website é através da respetiva divulgação nas redes sociais, de preferência através de publicações patrocinadas, para que cheguem a mais pessoas e melhorem também os resultados e métricas das suas redes sociais, lembrando que o que é mais partilhado e comentado é visto pelos motores de pesquisa como mais relevante;
  • Corrigir links quebrados – identificar e corrigir os links quebrados é também dos procedimentos mais importantes a ter em conta, em especial para as empresas que não possuem a capacidade de produzir conteúdo de forma recorrente, sendo que o objetivo passar por encontrar os links que estão em páginas e blogs que já não funcionam, e solicitar ao proprietários que os substitua por outros que se relacionem com o mesmo tema que os anteriores.

 

De um modo geral, e depois destas explicações, torna-se possível compreender um pouco melhor a complexidade que está por detrás dos motores de pesquisa, e o que tem de fazer para que o seu website fique bem posicionado entre os demais resultados.

E se é certo que o posicionamento da sua página depende de um conjunto muito variado de fatores, também é verdade que uma boa estratégia de link building pode colocá-lo um passo mais próximo das suas metas e objetivos.

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