10 técnicas de venda para angariar mais clientes

 

O tempo em que falar bem era suficiente para aumentar o número de vendas do seu negócio já lá vai, porque atualmente o foco deverá sempre ser o cliente, e os conteúdos personalizados que conseguimos levar até este.

A verdade é que todos somos vendedores, pelo que se revela fundamental adquirirmos as técnicas necessárias para otimizar esse processo, gerando assim lucro para o seu negócio. Neste sentido, as técnicas de venda têm por base estudos previamente elaborados que nos permitem potencializar o poder de persuasão da pessoa responsável por vender direta ou indiretamente ao cliente, à luz daquelas que são as reações e comportamentos do consumidor de hoje.

Isto leva a que grande parte das técnicas de conversão trabalhem o subconsciente do cliente, porque o aumento de conversões esperado deve ser conseguido não através da exposição do produto ou serviço em si, mas sim dos benefícios e sensações que este pode proporcionar ao cliente.

Posto isto, segue-se agora 10 técnicas de venda infalíveis para que comece hoje mesmo a angariar mais clientes, aumentando deste modo e de forma significativa o número de vendas!

 

  1. Ajude o cliente a identificar a necessidade

Pode parecer pouco comum, mas a verdade é que por vezes o cliente entra numa loja ou faz uma pesquisa online, sem saber ao certo o que procura ou quer comprar. Isto acontece devido ao facto de, por vezes, o cliente apresentar uma ideia aproximada do que pretende, que pode ou não corresponder à sua real necessidade, e cabe-lhe a si compreender o problema e sugerir a solução mais adequada.

A melhor forma que tem de o fazer é sem dúvida ouvindo o que o cliente tem a dizer, fazendo depois as perguntas que considerar necessárias para reunir o máximo de informação possível.

 

  1. O foco principal deve ser o benefício

Conforme referimos há pouco, é importante colocar-se no lugar do consumidor e pensar o que ganha em comprar aquele produto ou pagar por aquele serviço? Ninguém gosta de comprar algo e mais tarde vir a arrepender-se, pelo que é fundamental identificar e dar a conhecer de forma clara e inequívoca os benefícios associados à compra, identificando claramente quais as vantagens associadas, para que não reste qualquer tipo de dúvida.

 

  1. Conheça o seu produto como ninguém

Uma das principais características de um bom vendedor é justamente o facto de conhecer os produtos que vende, de dentro para fora, como se tivessem sido criados por ele, e isso é algo que se estuda e se aprende. É este tipo de conhecimento que o fará responder a qualquer pergunta que o consumidor lhe faça, e mesmo que se depare com uma questão para a qual não tem resposta, procura investigar sobre o assunto.

 

  1. Procure estabelecer uma relação de confiança com o cliente

Não confunda relação de confiança com amizade! Ainda que possa surgir esse tipo de proximidade entre o cliente e o vendedor, a relação de confiança entre ambos deve ser estabelecida num contexto profissional, em que o cliente precisa de confiar no seu trabalho para que se sinta confortável em fazer a compra.

 

  1. Trabalhe a sua flexibilidade

O seu papel enquanto vendedor jamais poderá ser o de decorar um guião e despeja-lo ao cliente num discurso pouco humanizado, o que nos leva de volta ao ponto anterior, o conhecimento é sempre a sua melhor ferramenta, porque se surgir alguma questão que se desvie do seu guião, saberá sempre que resposta e argumento apresentar ao cliente, de modo a convencê-lo de que tem razão e a prosseguir para a compra.

Por essa razão, é preciso aprender a ser mais flexível e a lidar com todo o tipo de situações que possam surgir.

 

  1. Faça uma lista de possíveis objeções à compra

Por norma, é no momento que antecede a conclusão da venda que o cliente tende a levantar algumas objeções e condições, como por exemplo acerca do modo de pagamento. Importa referir que uma objeção não significa necessariamente uma rejeição, pelo que deve tentar identificá-las previamente, de modo a conseguir depois contorná-las.

Caso, por algum motivo, não seja possível atender ao pedido do cliente no momento da negociação, cabe-lhe a si explicar o porquê e enfatizar novamente os benefícios da compra, porque o objetivo continua a ser o de concluir a venda, e se o cliente chegou tão longe é porque à partida tem interesse na aquisição.

 

  1. Crie um plano estratégico

Por muito que uma pessoa apresente uma predisposição natural para a função de vendedor, é preciso existir sempre um plano estratégico que sustente a sua atuação, sendo que neste devem estar discriminadas todas as etapas a seguir, ainda que saibamos que os imprevistos podem ocorrer e seja necessário adotar uma postura mais improvisada.

 

  1. Não se esqueça de criar sentido de urgência

Se trabalha com marketing digital, certamente já ouviu falar em gatilhos mentais, e o papel que estes desempenham nos processos de venda e angariação de contactos. De uma forma simples, estes gatilhos têm por base reações que são causadas no consumidor perante certos estímulos, e o sentido de urgência traduz-se na necessidade de compra imediata, quer por o tempo da campanha ou promoção estar a terminar quer por os benefícios serem maiores nos primeiros momentos do processo de compra.

 

  1. Não se esqueça dos clientes que já existem

Sabia que conquistar um novo cliente pode custar entre cinco a sete vezes mais do que manter fidelizado um cliente atual? É verdade, e por isso este é o momento certo para investir em estratégias de fidelização e remarketing para a sua base de dados, nomeadamente através da oferta de condições especiais. Como o cliente já conhece a sua marca, a jornada de compra nem sequer chega a passar pela fase de consideração, quase como se o funil de vendas fosse encurtado.

 

  1. Inicie cada venda de forma positiva

A abordagem inicial faz toda a diferença para um compra bem-sucedida, e por isso a melhor forma de dar início a todo o processo é através da sua simpatia e disponibilidade em ouvir e ajudar o cliente, criando assim uma maior conexão e empatia com os clientes. Procure falar de assuntos agradáveis de forma leve e verá que faz toda a diferença.

 

Esta preparado para começar a angariar mais clientes e aumentar as suas vendas? Nesse caso, entre em contacto connosco e peça-nos uma proposta para a criação de uma estratégia de venda e campanhas de publicidade online, pensadas para si! 😁