10 técnicas de venda para angariar mais clientes
O tempo em que falar bem era suficiente para aumentar o número de vendas do seu negócio já lá vai, porque atualmente o foco deverá sempre ser o cliente, e os conteúdos personalizados que conseguimos levar até este.
A verdade é que todos somos vendedores, pelo que se revela fundamental adquirirmos as técnicas necessárias para otimizar esse processo, gerando assim lucro para o seu negócio. Neste sentido, as técnicas de venda têm por base estudos previamente elaborados que nos permitem potencializar o poder de persuasão da pessoa responsável por vender direta ou indiretamente ao cliente, à luz daquelas que são as reações e comportamentos do consumidor de hoje.
Isto leva a que grande parte das técnicas de conversão trabalhem o subconsciente do cliente, porque o aumento de conversões esperado deve ser conseguido não através da exposição do produto ou serviço em si, mas sim dos benefícios e sensações que este pode proporcionar ao cliente.
Posto isto, segue-se agora 10 técnicas de venda infalíveis para que comece hoje mesmo a angariar mais clientes, aumentando deste modo e de forma significativa o número de vendas!
- Ajude o cliente a identificar a necessidade
Pode parecer pouco comum, mas a verdade é que por vezes o cliente entra numa loja ou faz uma pesquisa online, sem saber ao certo o que procura ou quer comprar. Isto acontece devido ao facto de, por vezes, o cliente apresentar uma ideia aproximada do que pretende, que pode ou não corresponder à sua real necessidade, e cabe-lhe a si compreender o problema e sugerir a solução mais adequada.
A melhor forma que tem de o fazer é sem dúvida ouvindo o que o cliente tem a dizer, fazendo depois as perguntas que considerar necessárias para reunir o máximo de informação possível.
- O foco principal deve ser o benefício
Conforme referimos há pouco, é importante colocar-se no lugar do consumidor e pensar o que ganha em comprar aquele produto ou pagar por aquele serviço? Ninguém gosta de comprar algo e mais tarde vir a arrepender-se, pelo que é fundamental identificar e dar a conhecer de forma clara e inequívoca os benefícios associados à compra, identificando claramente quais as vantagens associadas, para que não reste qualquer tipo de dúvida.
- Conheça o seu produto como ninguém
Uma das principais características de um bom vendedor é justamente o facto de conhecer os produtos que vende, de dentro para fora, como se tivessem sido criados por ele, e isso é algo que se estuda e se aprende. É este tipo de conhecimento que o fará responder a qualquer pergunta que o consumidor lhe faça, e mesmo que se depare com uma questão para a qual não tem resposta, procura investigar sobre o assunto.
- Procure estabelecer uma relação de confiança com o cliente
Não confunda relação de confiança com amizade! Ainda que possa surgir esse tipo de proximidade entre o cliente e o vendedor, a relação de confiança entre ambos deve ser estabelecida num contexto profissional, em que o cliente precisa de confiar no seu trabalho para que se sinta confortável em fazer a compra.
- Trabalhe a sua flexibilidade
O seu papel enquanto vendedor jamais poderá ser o de decorar um guião e despeja-lo ao cliente num discurso pouco humanizado, o que nos leva de volta ao ponto anterior, o conhecimento é sempre a sua melhor ferramenta, porque se surgir alguma questão que se desvie do seu guião, saberá sempre que resposta e argumento apresentar ao cliente, de modo a convencê-lo de que tem razão e a prosseguir para a compra.
Por essa razão, é preciso aprender a ser mais flexível e a lidar com todo o tipo de situações que possam surgir.
- Faça uma lista de possíveis objeções à compra
Por norma, é no momento que antecede a conclusão da venda que o cliente tende a levantar algumas objeções e condições, como por exemplo acerca do modo de pagamento. Importa referir que uma objeção não significa necessariamente uma rejeição, pelo que deve tentar identificá-las previamente, de modo a conseguir depois contorná-las.
Caso, por algum motivo, não seja possível atender ao pedido do cliente no momento da negociação, cabe-lhe a si explicar o porquê e enfatizar novamente os benefícios da compra, porque o objetivo continua a ser o de concluir a venda, e se o cliente chegou tão longe é porque à partida tem interesse na aquisição.
- Crie um plano estratégico
Por muito que uma pessoa apresente uma predisposição natural para a função de vendedor, é preciso existir sempre um plano estratégico que sustente a sua atuação, sendo que neste devem estar discriminadas todas as etapas a seguir, ainda que saibamos que os imprevistos podem ocorrer e seja necessário adotar uma postura mais improvisada.
- Não se esqueça de criar sentido de urgência
Se trabalha com marketing digital, certamente já ouviu falar em gatilhos mentais, e o papel que estes desempenham nos processos de venda e angariação de contactos. De uma forma simples, estes gatilhos têm por base reações que são causadas no consumidor perante certos estímulos, e o sentido de urgência traduz-se na necessidade de compra imediata, quer por o tempo da campanha ou promoção estar a terminar quer por os benefícios serem maiores nos primeiros momentos do processo de compra.
- Não se esqueça dos clientes que já existem
Sabia que conquistar um novo cliente pode custar entre cinco a sete vezes mais do que manter fidelizado um cliente atual? É verdade, e por isso este é o momento certo para investir em estratégias de fidelização e remarketing para a sua base de dados, nomeadamente através da oferta de condições especiais. Como o cliente já conhece a sua marca, a jornada de compra nem sequer chega a passar pela fase de consideração, quase como se o funil de vendas fosse encurtado.
- Inicie cada venda de forma positiva
A abordagem inicial faz toda a diferença para um compra bem-sucedida, e por isso a melhor forma de dar início a todo o processo é através da sua simpatia e disponibilidade em ouvir e ajudar o cliente, criando assim uma maior conexão e empatia com os clientes. Procure falar de assuntos agradáveis de forma leve e verá que faz toda a diferença.
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