10 passos para começar já o seu negócio de e-commerce

 

Procura abrir um negócio online, mas por ser um processo com muitas etapas pode ser difícil e arriscado, e por isso procura as melhores informações para começar? Neste artigo vamos partilhar consigo 10 passos essenciais para começar o seu negócio de e-commerce hoje mesmo.

Em primeiro lugar, é importante clarificar o significado da expressão e-commerce. Ao traduzir a palavra “E-Commerce” para português, significa “comércio eletrónico”, ou seja, tem por base a comercialização de produtos e serviços através da internet, onde todas as ações são realizadas a partir de um smartphone, tablet ou computador.

Depois de esclarecer a definição do termo “e-commerce” vamos agora começar com todos os passos que deve seguir para começar já o seu negócio de sucesso.

 

  • Conheça o mercado

Tendo em conta aspetos como a análise de mercado, onde deverá analisar o comportamento dos seus concorrentes, bem como as necessidades do seu negócio, o primeiro passo será começar por elaborar o melhor plano para o seu negócio, aquele que seja fiável, rápido e que proporcione ao cliente uma boa experiência de compra.

Estabelecer metas e determinar as estratégias do seu negócio são ações indispensáveis para um planeamento de sucesso. Neste sentido, a análise SWOT é sem dúvida uma etapa a percorrer, sendo esta uma ferramenta de gestão capaz de o ajudar a prever e analisar todos os cenários possíveis daquela que é a realidade da sua empresa.

As forças e fraquezas a nível institucional são avaliadas de acordo com fatores atuais, como pontos fracos, recursos, experiências, conhecimentos e habilidades, enquanto que o ambiente externo diz respeito às questões fora da empresa, que fogem ao seu controle. A esses espaços estão ligadas oportunidades e ameaças futuras.

 

  • Conheça o seu público

É importante definir aquele que será o seu público-alvo, e para isso nada melhor que as personas. Por definição, o público-alvo consiste numa base de pessoas ampla e genérica, para as quais pretende comunicar, e da qual fazem parte pessoas que em determinado momento mostraram interesse no seu produto. Já a definição de uma buyer persona passa pela descrição pormenorizada dos hábitos, dores, desejos e características dos seus compradores.

Definir corretamente uma buyer persona é um passo fundamental para tornar a comunicação do seu negócio mais eficaz. Sabendo os hábitos das suas personas, consegue definir que canais deve utilizar e com que objetivo. Seguem-se agora algumas das perguntas que o ajudarão a construir as suas personas:

– Qual a idade, género e profissão?

– Onde mora, e com quem?

– Quais os seus valores?

– Quais são os seus hábitos?

– Que tipo de informação consome?

– Quais são os seus sonhos e aspirações?

– Quais são as suas dores e problemas?

– Quais são os seus desejos e necessidades?

– Quais são os seus maiores medos?

– Qual é a sua rotina?

O makemypersona.com é um website que ajuda na criação de personas com perguntas passo a passo. Pode optar também por utilizar ferramentas como Google Trends e Ubersuggest para perceber o comportamento dos seus potenciais consumidores.

 

  • Fornecedores

Tire algum tempo para pesquisar quais os melhores fornecedores do produto que quer vender. Os produtos podem ser importados, revendidos ou de fabrico próprio. Cada um tem as suas particularidades e custos, por isso, procure fazer esse tipo de estudo e analise todos os custos de produção antes de definir o preço.

 

  • Pagamentos

É importante definir que tipo de opções de pagamento vai disponibilizar e para isso, deverá ter em conta a realidade do país e cultura dos seus potenciais clientes.

Contudo, a experiência do mercado diz-nos que, idealmente devemos evitar que o cliente saia do ambiente da sua loja virtual para realizar o pagamento, pois nesse caso existe a tendência de dissipar a confiança que o cliente depositou inicialmente na marca.

 

  • Logística

Quando abordamos a questão da logística, estamos a falar de questões como os prazos de entrega e as devoluções, devendo assim ter uma logística devidamente adaptada às necessidades do seu negócio. Os custos de envio são uma das principais razões de abandono de carrinhos, pelo que deverá ter em conta os seguintes pontos ao escolher uma transportadora:

– Peso médio da encomenda;

– Volume médio da carga a transportar;

– Tipo de produto (frágil ou normal);

– Prazo de entrega (Entrega no próprio dia, em x dias úteis)

– Tipos de envio (envio Standard, envio Expresso);

 

  • Servidor

Na montagem do seu e-commerce é necessário criar um servidor, para que esteja sempre disponível para os seus consumidores, devendo ainda oferecer estabilidade, para garantir que não existe qualquer tipo de problema em caso de um eventual pico de tráfego no seu website.

 

  • Plataformas para loja online

Uma plataforma de e-commerce é a estrutura que vai oferecer todas as ferramentas necessárias para a gestão, administração e visualização da sua loja online. É através desta plataforma que consegue incluir e excluir produtos, gerir stocks e preços, adicionar diferentes formas de pagamento e acompanhar o desempenho da página.

No momento de escolha da melhor plataforma de e-commerce, deve ter em conta algumas caraterísticas como: SEO, deve considerar o posicionamento no motor de pesquisa da Google; a integração com as redes sociais, isto significa que o seu negócio deve marcar presença no mundo das redes sociais; a plataforma deve estar integrada com a Google Analytics, para conseguir reunir todas as informações sobre o tráfego da plataforma e o perfil de compra dos seus clientes; deve ser intuitiva, isto implica ter menus fáceis de encontrar e rapidez no carregamento da página; uma plataforma que garante segurança, assim como os meios de pagamento devem garantir segurança; e por último, um domínio próprio, que transmita alguma credibilidade e profissionalismo ao seu cliente.

 

  • Invista em Marketing digital

O marketing digital para e-commerce é focado especificamente em gerar conversões para a loja virtual, utilizando diferentes processos e canais simultaneamente que permitem o processamento e análise de dados em tempo real.

O email marketing é uma das estratégias mais eficazes para a sua estratégia de marketing, uma vez que permite estabelecer uma comunicação totalmente personalizada com os seus potenciais clientes. Para conseguir estabelecer uma comunicação personalizada, de acordo com os interesses e necessidades específicas do seu público, deverá segmentar a sua base de contactos, de modo a obter em alcance positivo nas suas campanhas.

Os influenciadores digitais também são uma boa aposta, na medida em que produzem conteúdo que gera muita visibilidade por terem uma audiência fiel e com bom engagement. Deste modo, contratar um influenciador pode ser uma ação interessante para aumentar as vendas do seu e-commerce.

Se quer ter resultados imediatos no que respeita ao tráfego da página, o melhor será investir em campanhas pagas, em plataformas como o Facebook Ads, o Instagram Ads e o Google Ads, sendo possível fazer investimentos pontuais sem gastar muito dinheiro.

 

  • Atendimento ao público

Um bom atendimento é um dos aspetos fundamentais para o sucesso do seu negócio, servindo também como elemento de diferenciação entre estabelecimentos e marcas similares, determinando assim as opções de compra do consumidor. Por isso, disponibilize vários métodos de contacto, de modo a aumentar a confiança do seu público na marca. Poderá ainda optar por mostrar os seus produtos em utilização, bem como reviews de clientes satisfeitos com o serviço.

Lembre-se que um cliente satisfeito gera lucros, e boas relações profissionais geram produtividade. Credibilidade, sinceridade, postura profissional, prioridade ao cliente, atenção aos detalhes e simpatia são alguns dos princípios chave para um bom atendimento ao público.

 

  • Acompanhe os resultados

Chegou o momento de perceber se estamos a fazer um caminho positivo ou não, e para isso é necessário calcular todos os resultados, desde a taxa de conversão de vendas, o custo de aquisição de cliente e o tráfego orgânico. Estes são alguns dos números que deve ter em atenção. E claro, se depois da obtenção dos resultados o caminho não for o mais positivo, pode sempre investir em estratégias de marketing para angariação, conversão e fidelização dos seus clientes, através de campanhas promocionais e lançamento de novos produtos, para deste modo otimizar tempo e recursos, para chegar cada vez mais longe.

 

Estas são algumas das vantagens de começar um e-commerce

– Ter uma loja aberta a qualquer hora, para qualquer cliente;

– Permitir compras mais rápidas e cómodas;

– Permitir reter clientes através de promoções, ofertas e vales de desconto;

– Expor toda a oferta da marca ou negócio, de forma simples e organizada;

– Facilitar a comunicação da marca para com o público-alvo;

– Permitir acompanhar o percurso de cada cliente na loja;

– Permitir conhecer todas as leads, de modo a otimizar as conversões;

– Reduzir os custos sobre o negócio;

 

Sabemos que o mundo do e-commerce é complexo, mas depois de ler este artigo é importante que tenha percebido não só por onde começar, mas também todos os passos que deve seguir para fazer a diferença no seu mercado.

Empenhe-se todos os dias para ver resultados, ao longo dos anos, e lembre-se que todas as grandes empresas começaram do zero, por isso não desanime à primeira tentativa.