4 dicas para aumentar as vendas online neste Halloween

As datas comemorativas são sempre excelentes oportunidades para as empresas dos diferentes setores e áreas de negócio interagirem mais com o seu público-alvo e comunidade, e assim aumentarem o número de vendas dos seus produtos e serviços, e a boa notícia é que o Halloween está mesmo aí à porta!

Este, assinala-se no dia 31 de outubro e no nosso país é também conhecido como o Dia das Bruxas, dia esse em que as crianças saem à rua disfarçadas para pedir doces e pegar as suas partidas, com o mote de “doçura ou travessura” de porta em porta.

Mas a pergunta que se coloca às empresas é: de que forma podem aproveitar esta data especial para aumentar o número de vendas e, consequentemente, o reconhecimento da marca perante o público? Pois bem, neste artigo partilhamos 4 dicas essenciais para aumentar as suas vendas no Halloween!

 

Crie promoções especiais

Uma das melhores sugestões que podemos partilhar consigo é a criação de campanhas promocionais para este mês, porque as promoções são sempre um bom chamariz para os consumidores. Aproveite para vender produtos que tem parados em stock, e que representam uma despesa para a sua empresa, ou que fazem parte de uma categoria com dificuldade de venda e aplique preços especiais nesses artigos.

Para além disso, este tipo de descontos pode ser apresentado ao consumidor final de diferentes formas:

  • Através de uma percentagem de desconto sob o preço do produto;
  • Através da criação de packs especiais do género “Leve 3, pague 2”
  • Através de um desconto que é dado após uma compra, para gastar na próxima;
  • Através da identificação de um amigo ou de algum tipo de partilha nas redes sociais da marca;
  • Através da oferta de brindes, em compras superiores a determinado valor.

 

Outra estratégia de marketing que pode resultar bem para o seu negócio são as ofertas relâmpago, com alguma percentagem de desconto sobre uma seleção de produtos, mas apenas por tempo limitado. No entanto, antes de dar início a qualquer uma destas estratégias de venda, é importante certificar-se que analisa o stock da sua empresa, e que esta possui a capacidade de resposta necessária para sustentar uma campanha deste género, sem prejudicar claro a experiência de compra do consumidor.

 

Decoração alusiva ao Halloween

Uma das características inerentes à sazonalidade e a datas como esta é que podemos utilizar as temáticas a favor da marca, neste caso através da decoração quer da loja quer do website associados à marca. As aranhas, fantasmas e abóboras são alguns dos elementos decorativos que poderá utilizar, tanto em formato digital como em formato físico, o que pode resultar num aumento das conversões do seu negócio.

No digital, esta personalização poder se feita através dos banners e imagens utilizadas no website e redes sociais, com a criação de algumas versões mais assustadoras desses mesmos elementos, para que o utilizador sinta o espírito do Halloween assim que entra no website da marca, e se divirta muito mais na jornada de compra online.

Mas atenção, é importante não exagerar em demasia dos elementos decorativos utilizados, pelo que o bom senso deverá ser sempre uma das formas de regular toda a comunicação da marca nesta época do ano.

 

Personalize as suas redes sociais

Conforme referimos há pouco, as redes sociais da marca nunca devem ser deixadas de fora na estratégia de comunicação e vendas para esta época do ano, até porque é lá que grande parte do seu público-alvo se encontra.

Comece por criar conteúdos alusivos aos produtos que terá à venda nessa época, mas opte por fazê-lo de uma forma divertida e diferenciadora, porque ao se distanciar do que é feito pela sua concorrência, é mais provável que consiga deixar o consumidor a pensar na sua comunicação, em detrimento daquela que é feita pelas outras marcas e empresas.

As suas publicações deverão ser interessantes, mas ao mesmo tempo descontraídas, sem esquecer que a publicidade online joga aqui a seu favor, pelo que sugerimos que invista em publicidade em alguns destes conteúdos, de modo a ampliar o alcance dos mesmos e a vender mais e melhor os seus produtos.

E como não poderia deixar de ser, os influenciadores são também um segmento a considerar na sua estratégia digital, uma vez que através destes consegue também expandir o seu alcance e dar a conhecer alguns dos produtos em destaque nesta época.

 

Trabalhe a interação com o público

Esta é uma época do ano em que os utilizadores tendem a partilhar muito mais conteúdos de outras marcas, em especial se estivermos a falar de conteúdos temáticos, como é o caso de fotografias de festas e cenários de decoração, por isso utilize isso a seu favor!

Pode inclusive criar uma espécie de competição, em que os utilizadores terão de partilhar a frase mais assustadora ou uma foto do melhor disfarce, para que depois seja sorteado num giveaway um dos seus produtos ou um desconto especial na sua marca, destinado ao disfarce ou frase mais original.

 

Depois disto, acreditamos que esteja preparado para enfrentar uma das épocas mais competitivas do ano ao nível das vendas, mas atenção porque logo depois surge a Black Friday e o Natal, sendo que a lógica deverá ser a mesma: investir na personalização do seu negócio, digital e física, e criar estratégias de venda diferenciadores, tendo sempre em atenção a época a que se refere a sua campanha.

Agora é só escolher quais as ações que melhor se adaptam ao seu modelo de negócio e começar a trabalhar. Contudo, lembre-se que se precisar de ajuda para estruturar e implementar uma estratégia deste género para a sua marca, basta entrar em contacto connosco!