Tudo o que precisa saber sobre marketing de influência

 

O marketing de influência é uma das estratégias cada vez mais utilizadas pelas empresas para aumentarem o seu reconhecimento perante o mercado, bem como o número de vendas do seu negócio, e se pensar sobre o assunto irá chegar à conclusão de que também você segue pelo menos um influencer nas redes sociais, e que já se viu influenciado a comprar alguma coisa devido à publicidade que foi feita em torno do mesmo?

 

Em que consiste o Marketing de Influência?

Como já referimos, o marketing de influência define-se como uma estratégia de marketing digital que envolve uma parceria entre a marca e os criadores de conteúdos digitais, que trabalham por conta própria e hoje em dia se encontram agenciados. É através destes que as marcas conseguem atingir parte dos seus objetivos e metas de venda, tirando partido da influência que estes criadores de conteúdos exercem sobre a comunidade de utilizadores que os segue.

Este tipo de parceiras serve o propósito de estabelecer uma ponte mais direta entre a marca e o público-alvo que a mesma pretende alcançar, pelo que a escolha do influencer deve ser feita com todo o cuidado, ciente do tipo de público para o qual este comunica, até porque estes possuem a capacidade de criar uma imagem da marca que pode ou não corresponder à realidade.

A boa notícia, é que através deste tipo de estratégia as empresas conseguem adquirir novos clientes, gerar mais valor e reconhecimento para a marca e fortalecer a relação com os clientes já existentes, influenciando assim a sua decisão de compra.

 

Porque deve investir neste tipo de estratégia?

Conforme mencionado acima, o marketing de influência possui a capacidade de impulsionar o alcance e imagem da marca, sendo que as empresas procuram sempre favorecê-la aos olhos do grande público, influenciando assim um grande número de pessoas a comprarem os seus produtos.

Para além do papel que o marketing de influência desempenha na jornada de compra dos utilizadores, existe ainda a questão de estes sentirem mais confiança em comprar um produto que as pessoas com mais influência reconhecem como um produto de qualidade, que admiram e confiam de olhos fechados.

O marketing de influência permite ainda segmentar as ações de marketing e comunicação da marca, através da escolha do público-alvo mais lucrativo e predisposto a comprar, pelo que aqui se torna evidente a importância que a seleção dos influenciadores tem em todo o processo e sucesso da campanha.

 

Principais vantagens associadas ao marketing de influência

  • Maior acessibilidade
  • Resultados reais
  • Crescimento acelerado
  • Aumento da confiança do público
  • Potencialização da imagem da marca
  • Melhoria da jornada do consumidor
  • Elevada rentabilidade por campanha
  • Possibilidade de optar por diferentes formatos e abordagens

 

Posto isto já sabe, se tem uma empresa e pretende fazê-la crescer no meio digital, deverá ponderar investir numa estratégia de marketing de influência personalizada, de acordo com as suas necessidades, e é para o ajudar nessa jornada que cá estamos!