Poderá a crise do COVID trazer benefícios para os negócios?

A chegada do vírus designado por COVID 19 trouxe consigo um desafio mundial face à economia e sustentabilidade de cada negócio.

Por forma a garantir a segurança dos seus colaboradores, as empresas viram-se forçadas a estabelecer diferentes protocolos de trabalho, numa tentativa de assegurar aspetos como a produtividade, a saúde e a segurança de todos os seus colaboradores. Alguns destes protocolos passam por aumentar a flexibilidade de horário para todos os setores da empresa, bem como adotar a metodologia de teletrabalho, sempre que possível. Ainda que alguns negócios não consigam garantir o seu normal funcionamento através deste método, esta é uma das formas que as empresas possuem de assegurar os seus serviços, tentando controlar o impacto desta situação.

 

Outra das medidas adotadas diz respeito à utilização de vídeo conferências para reuniões e demonstrações, não existindo a necessidade de deslocação por parte dos colaboradores, reduzindo assim o risco de contágio. Deste modo, as equipas de trabalho terão a oportunidade de definir novas estratégias e objetivos de negócio, tendo por base o novo paradigma de comunicação online que se verifica de momento.

Uma das estratégias que pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio consiste na preparação de um estudo intensivo acerca da sua empresa, por forma a melhorar os modelos de negócio e de trabalho aplicados até então. Deste modo, estará a preparar-se para uma nova realidade virtual, que não só o ajudará a ultrapassar as dificuldades que se fazem sentir de momento, como também o irá preparar para um futuro repleto de novos desafios.

 

Não só os negócios devem adotar esta metodologia online de vendas como garantir a sua continuidade num mercado que cada vez mais se encontra na era digital. O E-Commerce é um dos modelos de negócio que permite a exploração de certos aspetos, como é o caso da captação de leads, das promoções, dos vales de descontos e de todas as ofertas disponíveis para o utilizador. Outro dos benefícios associados a este método está relacionado com o facto de a comunicação entre o público e a marca ser estabelecida de uma forma simples e direta, garantindo um acompanhamento constante daquele que é o percurso de cada cliente. Isto leva a que todo o processo de conversão do negócio seja otimizado de uma forma muito eficaz.

No que respeita ao universo dos cursos online, este pode ser um dos setores que mais vantagens retira de toda esta situação na medida em que, neste momento, a maioria das pessoas se encontra mais tempo em casa pelo que também estão mais predispostas a investir em formações online. Podemos afirmar que a pandemia trouxe consigo a oportunidade de investir em diversos tipos de aprendizagem levando a que as empresas se encontrem mais aptas para enfrentar situações fora daquela que é a sua área de domínio, adquirindo assim novas ferramentas de negócio.

 

Um empreendedor deverá ter a capacidade de conseguir solucionar os problemas com os quais se depara, por forma a contribuir para o crescimento e evolução da empresa para a qual trabalha. É certo que muitas das empresas não voltarão a ter por base a comunicação implementada no passado, uma vez que a situação de isolamento social trouxe consigo novas formas de comunicar, sobretudo a nível digital.

Posto isto, existe a necessidade de explorar novas ferramentas e metodologias de trabalho, que vão de encontro não só àqueles que são os objetivos do meio digital, como também às necessidades de cada tipologia de negócio. Só assim o setor empresarial conseguirá superar de uma forma positiva esta fase de isolamento social pela qual estamos a passar.

É crucial uma visão positiva, mas sobretudo futurista, em que a tecnologia  e o marketing digital abrem novas portas para o empreendedorismo conseguindo captar um maior número de clientes e suscitando o interesse de potenciais. A exploração de diversas formas de comunicação online, apesar do seu investimento, conduz para resultados notáveis a longo prazo, sendo uma mais valia para o negócio.