Estratégias de Marketing Digital para o Natal

A quadra natalícia é um dos momentos mais esperados do ano, não só pelos consumidores como também pelas marcas, que veem nesta época a oportunidade ideal para aumentarem as vendas dos seus produtos e serviços. Por norma, no decorrer do mês Novembro as empresas começam a concentrar os seus esforços no desenvolvimento de estratégias de marketing alusivas ao Natal, aproveitando toda a emotividade associada a este tipo de festividades para atrair novos clientes, ou ainda reforçar os níveis de interação com os atuais clientes.

O facto de existir alguma disponibilidade financeira por parte do consumidor, leva a que as marcas procurem mecanismos que lhes permitam dar resposta àquelas que são as necessidades específicas do seu público. Posto isto, deverá estar a questionar-se neste momento o que terão estas estratégias de marketing de tão especial, para que os resultados sejam sempre tão positivos, não é verdade?

Pois bem, seguem-se agora algumas ações que o ajudarão a implementar uma estratégia de marketing de Natal verdadeiramente eficaz!

 

Personalize a sua identidade visual

Independentemente daquele que seja o seu setor de negócio, é importante adaptar a imagem da sua marca à quadra natalícia, ainda que de uma forma temporária. Opte por aplicar cores e grafismos alusivos ao Natal, certificando-se de que existe uma coerência visual para com as restantes plataformas utilizadas.

 

Produza conteúdos que apelem às emoções

Ainda que a sua empresa tenha por hábito assumir uma postura mais formal, tanto a nível de temáticas como de linguagem, é fundamental que nesta altura do ano se dedique à produção de conteúdo mais sensível e próximo à realidade do seu público, apelando assim às emoções de cada utilizador. O amigo secreto poderá ser uma forma interessante de humanizar o seu negócio, dando a conhecer ao público algumas das relações estabelecidas entre os seus colaboradores.

 

Utilize expressões natalícias

Ao produzir conteúdo específico para esta época de festividades, deverá certificar-se de que a linguagem da sua empresa acompanha todo o processo e enquadramento, mais ainda se estiver em causa algum tipo de campanha paga ou anúncio patrocinado. Opte por implementar na sua estratégia de publicidade online palavras-chave como Natal, consoada, e presentes, sem esquecer de ter em atenção aspetos como a relevância, a concorrência e o volume de pesquisas.

 

Aproveite os resultados que obteve com a Black Friday

Caso a sua empresa tenha adotado uma estratégia de marketing digital específica para os dias da Black Friday, não deixe de tirar partido dos conteúdos produzidos, bem como dos contactos angariados. Aproveite uma Landing Page já feita para divulgar conteúdo relativo a compras de Natal, podendo até oferecer aos utilizadores algumas vantagens ou condições especiais. Deste modo, estará a impulsionar os resultados da sua estratégia e marketing de forma natural e orgânica.

 

Aposte em formatos diferenciados

A ideia passa por investir em conteúdos relevantes para o utilizador, de uma forma visualmente apelativa e interessante. Os E-Books e os infográficos são apenas alguns exemplos dos formatos que poderá utilizar para a divulgação e disseminação da informação. Considere produzir conteúdo numa ótica de possíveis presentes que o se público poderá oferecer aos pais, avós, irmãos ou namorados. Desta forma, poderá dar a conhecer os seus produtos e serviços de uma forma intrusiva, mas com a desculpa de que essa é uma das características associadas às estratégias de marketing para o Natal.

 

Recorra a contagens regressivas

Esta é a melhor forma de incutir no seu público um sentido de urgência relativamente à compra. Poderá utilizar a sua lista de contactos de email marketing para relembrar as pessoas de que o Natal se aproxima a grande velocidade, não restando muito mais tempo disponível para a compra de presentes. Aproveite também para promover os seus produtos ou serviços através do envio de emails, onde constem algumas das sugestões da sua empresa para esta quadra tão especial e, quem sabe, uma ou outra promoção.

 

Adira às competições temáticas nas redes sociais

Os desafios online, para além de divertidos, são indicados para aumentar os níveis de interação entre a sua marca e os clientes já fidelizados, bem como para aumentar o reconhecimento e notoriedade da sua empresa, podendo desta forma atrair novos consumidores. Os concursos que premeiam as fotografias ou legendas mais originais são apenas um dos exemplos daquilo que poderá colocar em prática nesta altura do ano.

 

Associe a sua empresa a causas sociais

Nunca a palavra solidariedade fez tanto sentido, em especial quando nos aproximamos de uma quadra tão especial como esta. Mais do que produtos e serviços a preços acessíveis, as empresas devem ponderar sobre aqueles que são os seus valores enquanto marca. É nesse aspeto que o consumidor de vai focar, pelo que deverá aproveitar o Natal para promover e divulgar algumas das ações sociais desenvolvidas pela sua empresa, ou ainda ações com as quais esta se identifique, nomeadamente através das redes sociais.

 

Estas são apenas algumas das ações de marketing que poderão contribuir para um aumento considerável do volume de vendas, bem como para um aumento da visibilidade e notoriedade da sua marca. Mas lembre-se que ao implementar uma estratégia de marketing deverá ter em consideração, não só aquelas que são as necessidades do seu público alvo, como também o enquadramento social e temporal da época em que se encontra. É por isso que as campanhas de marketing e publicidade pensadas para o Natal resultam tão bem!