O que procuram os consumidores atualmente?

Com o passar do tempo, os padrões de consumo têm-se vindo a alterar. O que antes era visto como uma preocupação por parte dos consumidores, deixou de o ser, fazendo com que surgissem outras perspetivas e interesses de consumo. Exemplo disso, é o facto de o consumo, atualmente, ser muito condicionado por questões ecológicas e ambientais. O consumidor, agora mais consciente dos impactos sociais e ambientais das suas escolhas, vê nestas uma forma de responsabilizar as marcas e exigir delas informações mais completas e transparentes. Querendo cada vez mais, o consumidor atual acaba por passar mais tempo em contacto com o produto, antes de decidir se o quer ou não comprar.

As empresas, perante esta realidade, tentam corresponder às expectativas dos consumidores através da criação de novas necessidades, de forma a identificar um padrão comportamental que sirva de referência. Um dos principais desafios com que as marcas se deparam está relacionado com o facto de os consumidores viverem numa realidade omnichannel, o que faz com que as entidades se vejam obrigadas a atingir um alcance tanto físico como digital, sendo cada vez mais complicado destacarem-se das centenas de marcas que optam por praticar um marketing mais intrusivo.

De uma forma simplificada, o comportamento do consumidor atual assenta em quatro aspetos principais, que se traduzem nos seguintes pontos de interesse no decorrer de um processo de compra:

 

Qualidade

Com a mudança de prioridades dos consumidores o preço dos produtos e serviços, bem como as promoções e descontos, têm vindo a perder alguma importância, dando lugar à valorização da qualidade da oferta, comparativamente àquele que seria o preço justo correspondente. É importante não esquecer que os preços mais baixos não justificam tudo.

 

Clareza da Informação

Bombardeado diariamente com centenas de ofertas, o consumidor procura informação direta e transparente, que ateste a veracidade da promessa feita pela marca, serviço ou produto. Sem que se aperceba, este está a ser vítima do chamado Marketing de Conteúdo, que lhe oferece conteúdo personalizado de acordo com as suas necessidades e desejos de compra. Uma vez interessado, o consumidor vai avaliar a imagem e reputação da marca através da partilha de experiências anteriores de outros consumidores.

 

Apoio ao Cliente

Durante todo o processo envolvido na concretização de uma compra, desde o momento de decisão até à situação de pós-venda, o consumidor espera ser atendido sempre que necessário por profissionais competentes, capazes de lhe esclarecer qualquer tipo de dúvida e que o auxiliem a resolver eventuais problemas de uma forma rápida e eficaz. Importa ainda referir que um serviço de atendimento de qualidade não termina os seus préstimos no ato da compra, mas procede a um acompanhamento, constante e personalizado, da experiência do consumidor.

 

Segurança

Este é um aspeto um pouco mais abrangente, que não se refere somente a situações de compra e que está relacionado com a alteração do Regulamento Geral da Proteção de Dados. A preocupação do consumidor relativamente a este assunto encontra-se associada à privacidade da informação, sobretudo quando estão em causa situações financeiras. É preciso estar alerta para eventuais esquemas fraudulentos que possam surgir.

 

Posto isto, é fundamental que tanto as marcas como os prestadores de serviços se mantenham alerta e conscientes de que os comportamentos dos consumidores não são de todo estáticos, estando sujeites a alterações constantes, daí a necessidade de acompanhar cada cliente da forma mais personalizada possível.