Dicas Essenciais para a Produção de Vídeos para Social Media

Com a evolução da Internet, foram surgindo novas plataformas de comunicação, como é o caso das redes sociais. Estas, para além de serem capazes de alcançar simultaneamente milhões de utilizadores, pelo mundo fora, são também uma ótima ferramenta de marketing digital, que se encontra à disposição de qualquer entidade. Atualmente, quase todas as empresas tiram partido deste tipo de plataformas, uma vez que facilitam bastante os processos de promoção de conteúdo, nomeadamente através do formato de vídeo que, por ser apelativo e compatível com uma grande diversidade de dispositivos, acaba por gerar resultados bastante elevados.

 

O facto de surgirem, cada vez mais, conteúdos promocionais nas redes sociais, faz com que este mercado se revele altamente competitivo e desafiante, do ponto de vista da interação entre as marcas e os utilizadores, sendo que o vídeo assume aqui especial importância, facilitando significativamente todo este processo. Posto isto, seguem-se algumas dicas que o podem ajudar, a si ou à sua empresa, a produzir vídeos de qualidade para social media:

 

  1. Elabore uma estratégia de social marketing

As fases de planeamento são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, em especial no que respeita à produção de materiais multimédia, permitindo-lhe desenvolver conteúdo relevante, de modo a otimizar os resultados das suas campanhas. As estratégias de social marketing, a aplicar no processo de produção de vídeos, devem ter por base as seguintes etapas: pesquisa de informações relativas ao público alvo que se pretende alcançar, compilação de algumas temáticas/conteúdos a desenvolver e distribuição do orçamento disponível para a produção do respetivo material.

 

  1. Produza vídeos de curta duração

A verdade é que a maioria das pessoas não tem tempo, nem paciência, para assistir a vídeos muito longos. Isto, acontece porque o nível de atenção de cada indivíduo tende a diminuir rapidamente, fazendo com que a preferência do público recaia sobre informações de caráter instantâneo. Neste sentido, as mensagens a transmitir em vídeo devem ser claras, objetivas e didáticas, de modo a facilitar a compreensão e assimilação de conteúdo, por parte do público, o que faz com que os vídeos devam apenas ser utilizados como um “gancho”, de modo a direcionar a atenção dos espectadores para o verdadeiro objetivo da mensagem.

 

  1. Utilize os primeiros segundos do vídeo com inteligência

Conforme referido anteriormente, os vídeos para social media devem ser curtos, de modo a captar a atenção do público e a manter o seu interesse até ao final. O segredo está em começar por apresentar as informações mais importantes e só depois partir para os detalhes e explicações. Certifique-se de que a sua introdução é cativante o suficiente, nunca esquecendo que a criatividade é um aspeto que faz toda a diferença neste campo! Aproveite os primeiros 10 segundos para introduzir alguma curiosidade, prendendo a atenção dos espectadores até ao desfecho final do vídeo. Por fim, mas não menos importante, evite as repetições! Opte sempre por conteúdo diferente, útil para o seu público alvo.

 

  1. O seu vídeo deve contar uma história cativante

Por norma, as pessoas gostam de se rever nas histórias que lhes são contadas, o que faz com que o fator humano se apresente como uma mais valia para as narrativas dos vídeos, sendo importante transmitir mensagens relativas a experiências pessoais, que apelem às emoções do público. Isto, porque a partilha de emoções está na base de qualquer vídeo de sucesso, no que respeita às redes sociais. Contar histórias adequadas aos seus objetivos é também importante, uma vez que deve existir uma coerência entre as mensagens veiculadas e as necessidades que possui, quer enquanto individuo quer enquanto marca.

 

  1. Não descure a qualidade do vídeo

Uma das melhores formas de levar as pessoas a assistirem aos seus vídeos é apostar, em força, na qualidade dos mesmos. Aspetos como a resolução de imagem, de vídeo e a narrativa em geral, possuem um grande peso na excelência do resultado final. O tipo de conteúdo a transmitir é também fundamental, sendo que para a partilha de informações mais detalhadas é preferível que coloque um link no vídeo, de modo a direcionar o público para uma landing page onde conste uma explicação mais completa da mensagem do vídeo.

 

  1. Faça uso das legendas sempre que possível

As legendas devem ser vistas como uma funcionalidade diversificada e inclusiva, na medida em que permitem que diferentes tipos de espectadores, como estrangeiros ou pessoas com problemas auditivos, consigam ter acesso ao conteúdo veiculado nos vídeos. Contudo, o modo de reprodução automática dos vídeos nas redes sociais, através de dispositivos móveis, requer também a utilização desta ferramenta uma vez que, por defeito, os vídeos começam sem som. Isto, significa que a compreensão da sua mensagem não deve estar inteiramente dependente do áudio do vídeo, devendo por isso recorrer às legendas, como forma de salvaguardar o seu conteúdo.

 

  1. Recorra a um bom Call To Action

Esta, é uma das melhores formas de potenciar o seu negócio através dos vídeos. Se os CTA são utilizados em publicações de imagem estática, artigos e newsletters, porque não incluí-los também nos vídeos? Desta forma, estará a contribuir para um aumento dos níveis de interação entre o público e a marca, fomentando assim uma relação de proximidade e confiança entre ambas as partes. Opte por colocar o apelo à ação no final do seu vídeo, sem esquecer que o mesmo não deve ser focado exclusivamente para as vendas. O ideal seria encontrar um CTA que direcionasse o público para a sua página web, de modo a impulsionar as taxas de conversão.

 

  1. Escolha a plataforma de destino mais adequada aos seus objetivos

No momento de criação de qualquer vídeo para social media, deve considerar o facto de as redes sociais serem diferentes entre si, em diversos aspetos. Isto, leva a que o sucesso do seu vídeo esteja associado às características da plataforma pela qual será divulgado, fazendo com que seja necessário ajustar as dimensões do mesmo consoante os formatos de publicação disponíveis. Outro dos fatores diferenciadores das redes sociais diz respeito ao seu público alvo, na medida em que plataformas como o Instagram se destinam a um público mais jovem, enquanto que redes como o Facebook abrangem um espectro maior de idades e concentram em si uma quantidade superior de entidades empresariais.

 

Caso esteja a produzir conteúdo neste tipo de formato para uma marca ou empresa, poderá fazer sentido incluir o respetivo logótipo, dependendo do alinhamento do vídeo, de forma a que as pessoas consigam criar uma relação entre a entidade e  a mensagem veiculada. Estas dicas servem, acima de tudo, para o ajudar a produzir conteúdos de qualidade, sendo que a sua dedicação aos vídeos será devidamente recompensada com um aumento da notoriedade da sua marca. Do que está à espera para as aplicar ao seu negócio? Sabem bem como fazê-lo!