O que mais influencia o comportamento do consumidor atual?

 

Perante uma realidade cada vez mais digital, os utilizadores tendem a elevar os padrões de compra no que respeita à aquisição de produtos e serviços online, sendo por isso necessário que as empresas possuam a capacidade de reconhecer e identificar aquelas que são as motivações e preferências do consumidor final, bem como os meios e canais que se revelam mais eficazes na transmissão das mensagens veiculadas pelas marcas, influenciando assim as suas decisões de compra.

Neste sentido, e para que consiga projetar uma estratégia de marketing e comunicação eficaz para o seu negócio, capaz de impactar o público alvo de forma relevante, damos agora a conhecer alguns dos dados relativos às motivações que estão na origem da intenção de compra dos utilizadores atuais:

 

  • O passa a palavra, os anúncios online e os influenciadores são os três canais de maior impacto no momento que antecede a compra – Segundo um estudo realizado pela Bluecore, 68% dos entrevistados classificaram o passa a palavra como um dos aspetos que mais influencia as suas decisões de compra, seguindo-se depois os anúncios online com um alcance de 49% dos entrevistados. No que respeita aos influenciadores as opiniões dividem-se, com 42% dos entrevistados que veem a opinião dos influenciadores como de baixo impacto.

 

  • Os consumidores mais jovens são os mais afetados pelos principais canais de divulgação – Os anúncios online, as campanhas de email e o passa a palavra são os meios que mais afetam os utilizadores com idade inferior aos 45 anos, sendo que os homens tendem a ser mais impactados por emails e anúncios online, contrariamente ao que sucede com as mulheres.

 

  • Os consumidores estão mais dispostos a experimentar novas marcas de calçado e vestuário – As indústrias do calçado e vestuário são as que mais interesse suscitam nos utilizadores, levando a que estes encarem este tipo de anúncios com maior recetividade do que os restantes.

 

  • Segundo o mesmo estudo, 60% dos compradores online consideram os descontos um dos incentivos mais atraentes para a tomada de decisão de compra – Uma das melhores formas de influenciar o comportamento do utilizador e levá-lo a dar início ao processo de compra é através da utilização de descontos e códigos promocionais para a primeira compra, sendo que outro tipo de incentivos teriam muito menos impacto na decisão do consumidor.

 

  • Os descontos e promoções revelam-se mais atraentes para os consumidores mais jovens – Ainda que os descontos e promoções sejam vistos como os incentivos de eleição aos olhos dos consumidores, a verdade é que estes servem melhor o seu propósito junto dos consumidores cuja idade se encontra compreendida entre os 18 e os 24 anos.

 

  • Dois terços dos entrevistados possuem maior probabilidade de comprar um produto de uma marca que ofereça um período experimental – A verdade é que os consumidores, por norma, se encontram mais recetivos à decisão de compra de determinado produto após o acesso a um período experimental, tal como acontece com cerca de 66% dos utilizadores entrevistados, que classificam a sua probabilidade de compra entre os 50% e os 100%.

 

De um modo geral, é possível concluir que existem meios de comunicação adequados para cada tipo de mensagem, pelo que ao elaborar a estratégia de marketing e comunicação do seu negócio deverá ter em consideração aqueles que são os objetivos definidos, para que consiga utilizar os diferentes meios da forma que lhe for mais útil e adequada.