O poder do Neuromarketing
Quando falamos de neuromarketing, temos de ter em conta o comportamento do consumidor e as motivações que levam à sua compra. O que influencia o processo de compra? Quais são os impulsos que levam alguém a consumir e a satisfazer as suas necessidades? O que leva o cérebro de um consumidor a agir rapidamente ou não? Só após a análise destes critérios é que conseguimos perceber a tomada de decisão em alguma compra e a preferência relativamente às marcas e empresas.
Depois de sabermos o tipo de persona que queremos alcançar com o nosso produto, devemos utilizar estratégias de marketing para levar à compra do mesmo, tendo por base o neuromarketing com o intuito de conseguir realizar estratégias devidamente pensadas no consumidor, que acabarão por se refletir num aumento do número de vendas. Algumas destas estratégias passam por:
- O Valor Simbólico
- A Venda Precisa
- Promoção da Emoção
- A Busca pelo Instinto
- Separação por Género
- Raciocínio
- Não agressividade nas Vendas
- O Envolvimento do consumidor
- Simplificação na Comunicação
- Opções Assertivas
- Momentos Chaves
Como sabemos, o comportamento do consumidor varia conforme as influências internas e externas às quais este é exposto, ou seja, aquela que é a sua personalidade, bem como o ambiente que o envolve. Um dos passos mais importantes na estratégia de marketing de algum produto passa por ter em conta aquilo que poderá tornar-se um risco no respetivo processo de compra. Alguns dos riscos que podem determinar a compra de um utilizador são:
- O nível financeiro
- O desempenho
- O físico
- O Psicológico
- O Social
- O Tempo
- O custo vs. oportunidade
Para diminuir os riscos que os consumidores levam em atenção, é necessário entender qual o comportamento do consumidor perante estes fatores, nomeadamente: se o consumidor é fiel a uma marca; se realiza as suas compras pela imagem da marca ou a qualidade reconhecida a nível nacional; se compra pela confiança que tem no vendedor; qual a informação que obtém quando realiza a pesquisa do produto; se compra a marca mais cara porque considera ter mais qualidade; se compra a marca mais barata para não correr riscos a nível financeiro.
Posto isto, as empresas têm de exercer um plano para que possam alterar e influenciar significativamente as atitudes do consumidor, levando ao objetivo de marketing. Algumas das formas de o conseguir passam por:
- Alterar a motivação do cliente consoante as suas necessidades
- Associar um produto a um certo grupo de reconhecimento
- Aproveitar um conflito nas atitudes do consumidor
- Alterar a avaliação dos atributos do produto
- Mudar as crenças da marca a fim do cliente obter novas perceções sobre a mesma
- Adicionar atributos que foram ignorados pelo consumidor
- Modificar a avaliação da marca
- Mudar as crenças do consumidor relativamente aos concorrentes da sua empresa ou negócio
Há vários fatores que influenciam o processo de comunicação, a imagem da marca e o preço. O prazer é um dos grandes influenciadores quando o cliente se encontra a ponderar a decisão de compra.
Podemos afirmar, que nem todas as decisões são baseadas no preço ou a qualidade sendo que, por norma, os fatores que têm mais peso são a emoção e a experiência que o utilizador adquire após a compra do produto, daí a importância de as marcas construírem um conceito inspiracional que ofereça ao consumidor novas experiências e oportunidades.
A marca, deverá ainda ter a capacidade de instruir novas memórias na mente do cliente, personalizando a mensagem veiculado de acordo com o perfil de utilizador ao qual se destina.