Para que servem as Landing Pages?

 

Uma landing page é uma ferramenta ligada ao marketing digital com o objetivo de comercializar ou promover algum tipo de produto ou serviço. Contudo, esta pode também assumir um caráter meramente informativo. Importa ainda referir que existem algumas diferenças entre uma Landing Page e uma página web, sendo que a principal está relacionada com o facto de a primeira possuir um caráter mais comercial, relativamente a um produto ou serviço.

Esta deverá ter um perfil objetivo, através do qual seja veiculada uma mensagem de forma clara para o público. Elementos como os links externos são de evitar, uma vez que estes representam um ponto de fuga para o utilizador, fazendo com que este direcione a sua atenção para aspetos menos relevantes e não dê por concluída a ação pretendida pela marca.

Seguem-se agora alguns dos principais elementos a ter em consideração, no momento de criar uma landing page:

 

  • Título e Subtítulo simples e direto

O Título e subtítulo são pontos fundamentais na produção de uma Landing Page, visto que é a primeira perceção que o utilizador terá da página. Assim sendo, têm de transmitir a sua mensagem de forma simplificada e direta, relativamente à oferta em questão. Se este passo for bem executado suscitará interesse no utilizador, conduzindo-o assim para a restante informação apresentada na página.

 

  • Foco na Ação

Não nos podemos esquecer do principal objetivo que nos leva a criar uma landing page, pelo que esta deverá refletir a ação que a empresa ou marca pretende que o utilizador realize, como é o caso do preenchimento dos dados pessoais que, por norma, surgem associados a algum tipo de formulário. Independentemente do tipo de ação em questão, esta deve ser realizada de modo claro e objetivo para que os utilizadores consigam entender o que se pretende com alguma facilidade.

 

  • Conteúdo

Este deverá ser simples e direto, visto que o seu objetivo passa por levar o utilizador a realizar determinada ação. No entanto, deverá ter em atenção alguns aspetos importantes, como é o caso: da imagem, devendo esta ser visualmente apelativa, por forma a direcionar o utilizador para a fase da conversão; e da descrição da oferta, que deverá ser feita de uma forma objetiva, identificando ainda os benefícios associados ao processo de venda em questão, sendo esta a única oportunidade que o utilizador tem para ficar a conhecer o produto ou serviço ao detalhe. É justamente através da descrição que a marca tenta vender o seu produto ou serviço, podendo ainda aproveitar essa oportunidade para angariar contactos de uma forma simples e eficaz.

 

  • Call-to-action

Como o nome indica, temos de ter presente uma chamada de ação, por forma a direcionar o utilizador para os campos de preenchimento do formulário, ou ainda para o botão de compra. É necessário que estes elementos estejam sempre visíveis para o utilizador, utilizando uma frase de destaque que capte o interesse dos mesmos, apelando às necessidades que os conduziram ao momento da compra.

 

  • Ligação segura e marca empresarial

Com o intuito de fomentar no utilizador uma sensação de confiança ao entrar na landing page, esta deverá ter por base um endereço seguro de HTTPS, onde conste a respetiva designação da marca ou empresa em questão. Com o aumento da confiança e credibilidade de uma determinada marca, surge também uma maior oportunidade para conversões, uma vez que os utilizadores se encontram dispostos a conhecer o trabalho desenvolvido pela empresa.

 

  • Testemunhos sociais

Qualquer Landing Page necessita de uma estrutura organizada de forma estratégica, de modo a cumprir os objetivos de marketing da empresa. O mesmo acontece com o fornecimento de provas sociais, que levam a um aumento da credibilidade do negócio que, por sua vez, resultam num aumento dos níveis de conversão. O feedback obtido através dos utilizadores pode ainda servir de medida de comparação de valor, mediante outras marcas e empresas.

 

  • Evitar ter links de saída

Como já foi referido anteriormente, o principal objetivo de uma Landing Page passa por captar a atenção do utilizador, direcionando-a para a mensagem veiculada através da mesma.  Por essa razão, não deverão existir qualquer tipo de links que assegurem a saída da página, por parte do utilizador. As únicas opções de saída às quais o utilizador deverá ter acesso são o botão que o conduz à conversão ou o botão de encerramento da janela. Em momento algum desperdice uma conversão, até porque ninguém lhe garante que o utilizador regresse novamente à sua Landing Page!

 

  • Design versátil

O marketing pensado para as versões mobile tem vindo a ganhar alguma importância nas estratégias de comunicação, devido à crescente utilização deste tipo de dispositivos. Neste sentido, e tendo por base a estrutura de uma Landing Page, também esta deverá ser adaptada a este tipo de formatos, possibilitando ao utilizador uma experiência de navegação mais prática e confortável.

 

  • Automação de marketing

Os formulários, enquanto ferramentas de angariação de leads, permitem à empresa automatizar um conjunto de processos de marketing, entre eles o envio de campanhas com conteúdo personalizado para cada perfil de cliente. Outras das ferramentas que poderão auxiliar a sua marca neste processo são: os chatbots, o SMS Marketing, o suporte via whatsapp e os mecanismos de mensagens, característicos de cada uma das redes sociais.

 

Neste sentido, é importante considerar cada um destes aspetos, no momento de desenvolver uma Landing Page para o seu negócio. Não se esqueça que quanto maior for o cuidado e atenção empregues na estruturação da página, maior será o potencial da sua oferta. No fundo, os utilizadores têm de sentir que fizeram parte de uma experiência de navegação muito positiva, podendo esta resultar numa fidelização de um maior número de clientes.