O marketing digital enquanto ferramenta educativa

Com a evolução tecnológica, o setor do marketing tem vindo a desenvolver inúmeras plataformas digitais, estendendo a sua comunicação a um nível superior ao tradicional. Na área educativa, também este causou o seu impacto através de cursos online, e-books, webinar, entre outros. As empresas que exploram o conceito do marketing digital beneficiam em muito com estas ferramentas, com o propósito de aumentar não só o reconhecimento da marca, como também a quantidade de clientes fidelizados.

 

Cursos Online

Os cursos online são uma mais valia para a educação e formação das pessoas, independentemente da sua faixa etária. Estes, vão desde as mais diversas áreas, com o intuito de contribuir para a aquisição de conhecimentos, valorizando cada vez mais o mercado de trabalho.

Uma das vantagens associadas aos cursos online remete para o facto de existir uma maior flexibilidade horária relativamente à sua estruturação, podendo por vezes ser realizado em tempos livres. Para além do exercício da sua profissão, estes cursos ajudam-no a obter algumas especificações sobre determinadas temáticas, seja a título de lazer ou a nível profissional.

Este processo de aprendizagem acaba por ser mais organizado, uma vez que a teoria se encontra repartida em diferentes blocos, podendo surgir sob o formato de vídeo, texto ou imagem. Talvez seja boa ideia começar a pensar em formas de aplicar esta ferramenta no seu negócio!

 

E-Book

Outro dos aspetos que se tem vindo a desenvolver com o avanço tecnológico está relacionado com o mercado dos livros, que começou a fazer a transição do formato físico para o digital, oferecendo assim um acesso mais facilitado aos leitores. Perante aquele que é o meio digital, existe sempre a possibilidade de realizar conteúdo diferenciado entre si e interativo.

Este formato pode ser adaptado a diversos tipos de conteúdo, desde o mais simples e informal ao mais complexo. Tudo depende do conteúdo que a marca pretende divulgar para com o público alvo. Esta, é também uma ferramenta auxiliar que, para além de contribuir para a aquisição de conhecimento, certamente irá atrair mais clientes para aquele que é o seu negócio.

 

Webinar

Outra das vertentes que poderá ser utilizada numa ótica educacional diz respeito aos seminários online, por norma transmitidos ao vivo, onde são abordados diversos temas, podendo também designar-se como Webinar. Estes, são de baixo custo e de fácil divulgação, sendo um formato de conteúdo vantajoso no que respeita à captação de potenciais clientes, aproximando o público que já acompanha a empresa.

Este formato consegue oferecer mais detalhes acerca de um determinado assunto, deixando as pessoas mais esclarecidas. Outro dos benefícios está relacionado com o facto não ser necessário que o espectador esteja presente fisicamente, reunindo assim um maior número de utilizadores disponíveis online.

Os seminários online apresentam a mesma vantagem que os cursos online, oferecendo ao utilizador toda a informação necessária, enquanto este disfruta da comodidade de sua casa. Esta, é uma estratégia de marketing digital que lhe permitem aumentar os níveis de interação para com o seu público, contribuindo assim para um crescimento da notoriedade da marca.

 

Podcast

O podcast é também uma ferramenta digital benéfica para o ensino, visto que os locutores não necessitam de revelar a sua imagem para que a mensagem seja veiculada de uma forma clara e direta. Outra das vantagens deste formato está relacionada com o facto de os ouvintes não precisarem de parar as suas tarefas para ouvir a respetiva transmissão.

Qualquer empresa pode investir na realização de podcasts, determinando o tipo de conteúdo que quer apresentar ao público, sendo esta uma estratégia de marketing inteligente, que utiliza o tempo livre dos utilizadores em seu proveito. O facto de esta ser uma plataforma versátil, leva a que seja vista como uma excelente aposta para o setor empresarial.

 

Podemos concluir que as novas plataformas digitais geram múltiplas formas de obtenção de informação para os utilizadores, contribuindo também para um enriquecimento quer a nível pessoal, quer a nível profissional. A produção de conteúdo através dos meios digitais apresenta custos inferiores aos meios tradicionais, sendo uma mais valia para qualquer negócio. Visto que a Internet é acessível a toda a população, qualquer faixa etária tem a possibilidade de recorrer a estes métodos de aprendizagem.

Com tantos benefícios na utilização dos meios digitais conecte-se com os seus clientes e experimente estas novas formas de produção de conteúdo, na certeza de que irá descobrir novas aptidões e aumentar as vendas da sua marca!