Marketing no Instagram

O Instagram, para além de possuir um elevado grau de crescimento, apresenta taxas de interação em tudo superiores às das restantes redes sociais. Este aspeto, aliado ao seu uso intuitivo e ao facto de os conteúdos partilhados terem por base imagens ou vídeos, faz com que esta rede social seja das ferramentas de marketing mais úteis, que o setor empresarial tem à sua disposição.

A atribuição de descrições bem estruturadas, que se adaptem às publicações, é meio caminho andando para que as mesmas se revelem apelativas, aos olhos dos utilizadores. Importa ainda referir que as hashtags  (#) assumem um elevado grau de importância no que respeita à visualização do conteúdo partilhado. Contudo, o uso excessivo das mesmas pode revelar-se prejudicial, principalmente se estiver em causa a imagem de determinada marca, produto ou entidade.

Alguns dos aspetos a considerar, caso pretenda utilizar o Instagram como uma ferramenta de marketing, passam por:

1. Perceber quais os horários mais indicados para publicar conteúdo, sendo que estes devem ser adaptados de acordo com o fluxo gerado pelo seu público alvo. O sábado e o domingo são os dias em que se verifica uma maior interação de utilizadores, como seria de esperar. No que respeita às horas, o nível de atenção é superior no período compreendido entre as 14 horas e as 18 horas, sendo este aspeto ainda mais notório ao domingo.

2. Recorrer às funcionalidades gratuitas da rede social, como é o caso do painel de estatísticas. Esta ferramenta, através das secções de atividade, de conteúdo e de público, permite-lhe ficar a conhecer melhor os seus seguidores e o impacto dos seus conteúdos, através de indicadores de interação, de dados relativos a publicações e de informações sobre o seu público.

3. Interagir com os seguidores, por exemplo, através da resposta a comentários. Os stories são também uma excelente ferramenta de interação, nomeadamente através de elementos como as sondagens. A partilha de conteúdo relevante que é feita de forma divertida, através da aplicação de filtros e gifs, pode também ser um fator propício ao aumento dos níveis de interação da sua página.

4. Publicar conteúdo relevante é muito importante para conseguir criar uma página de sucesso. O conteúdo a publicar é algo que deve ser pensado, de modo a aproximar o seu público dos seus produtos/serviços. Aspetos como imagens de boa qualidade, diversidade de formatos de partilha, templates visuais e temas apelativos, devem ser tidos em consideração no momento de criação do conteúdo.

5. Identifique os seus clientes nas respetivas imagens, de modo a que estes sintam que pertencem a algo. É importante fomentar a confiança entre si e os seus seguidores, de modo a que consiga evoluir o seu negócio, tendo por base o feedback que obtém através do seu público alvo.

6. Recorra a colaborações ou a conteúdos patrocinados, com o objetivo de aumentar o reconhecimento do seu negócio de forma autêntica e orgânica. O marketing de influência permite-lhe segmentar o seu público alvo, segundo opiniões e gostos pessoais, facilitando-lhe o processo de pesquisa de influenciadores. Deste modo, garante que as colaborações realizadas conseguem dar resposta às suas necessidades.

 

A aplicação destas dicas, acaba por simplificar o uso do Instagram enquanto ferramenta de marketing. A criatividade é um fator decisivo no que respeita à fidelização dos utilizadores. Isto, porque as pessoas procuram aceder a conteúdos dinâmicos, que sejam capazes de captar a sua atenção, logo nos primeiros instantes, de uma forma inteligente. Depois de ler este artigo já sabe o que fazer, certo?