De que forma o marketing de conteúdo influencia o comportamento do consumidor?

 

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de produção de conteúdos direcionados para o público alvo, por forma a que este obtenha algum tipo de ajuda ou informação no decorrer do processo de compra, captando assim a sua atenção de uma forma natural. O objetivo, além de informar as pessoas acerca de um determinado produto ou serviço, é que o público encare a marca em questão como uma referência, conduzindo-o deste modo ao processo de compra, acompanhado de um feedback positivo.

 

Contudo, existem fatores que se revelam determinantes para o comportamento do consumidor, em especial no que respeita à compra de um serviço ou produto. Exemplo disso são os aspetos relacionados com questões como a classe social, a faixa etária, o conhecimento que detêm acerca do meio digital, a localidade do consumidor, as suas necessidades pessoais, entre outros. Posto isto, é importante perceber que os processos de venda não são todos iguais, pelo que os cenários que os envolvem também não.

Perante uma compra, existem sempre diversos motivos que levam o utilizador a adquirir determinado produto, sendo que o trabalho do comunicador assume aqui grande importância, devendo este identificar quais os motivos que levaram o utilizador a realizar uma ação. Depois de conseguir identificar a motivação de compra, é necessário expor as características e os benefícios do produto para que consiga garantir o último estágio do processo de compra, a aquisição.

A tomada de decisão na compra de um produto é feita de forma inconsciente. Ainda que o consumidor tenha a sensação de que decidiu de forma racional, a compra deve-se quase sempre a uma reação que deriva de diversos estímulos. De modo a compreender de uma forma mais clara o funcionamento do subconsciente do utilizador, partilhamos agora consigo algumas das principais motivações que poderão levar à tomada de decisão, relativamente à compra de um produto ou serviço.

 

  • Status

Existem clientes que têm como critério principal a aprovação social levando a que adquiram produtos de acordo com as avaliações de terceiros, ou ainda de artigos que se integrem na categoria dos mais procurados ou requisitados.  Este tipo de cliente adere facilmente a campanhas de marketing, baseando-se em opiniões externas, como é o caso dos amigos, familiares, influencers, entre outros. Todo este tópico acaba por focar-se no desejo de querer pertencer a um certo grupo social, até porque todos nós já comprámos algo que vimos em alguém, certo?

 

  • Prazer

O prazer é um dos instintos que mais leva os consumidores à compra de um produto. Neste caso, precisamos de trabalhar com as emoções e sentimentos do público, por forma a elaborar uma estratégia de marketing eficiente.

Quando falamos de prazer, estamos, portanto a referirmo-nos a aspetos como os passatempos, a gastronomia, o lazer pessoal, entre outros. Vejamos o exemplo das empresas de cosmética, restauração e viagens, em que a motivação não decorre da necessidade da compra, mas sim no prazer que obtemos perante a aquisição de determinado produto ou serviço.

Este tipo de compra poderá facilmente ser associado a custos mais elevados, uma vez que não estão em causa bens considerados essenciais para o público.

 

  • Lucrar com um produto

Os rendimentos pessoais serão sempre uma das principais motivações dos clientes.

Neste caso, as estratégias de marketing deverão ter por base aqueles que são os rendimentos mensais do público para a qual se destina, tendo em conta aspetos como os descontos e promoções que poderão incentivar a compra, ainda que a qualidade do produto não seja a melhor.

 

  • Autoconfiança

Quando o estímulo é a autoconfiança, por norma, o utilizador pretende garantir que a tomada de decisão relativamente à compra é da sua inteira responsabilidade, não se deixando influenciar facilmente pelos serviços e produtos que encontra disponíveis online.

Posto isto, o cliente está ciente daquilo que realmente pretende, não alinhando nas tão conhecidas compras por impulso. Neste sentido, a marca deverá estar preparada para comunicar com este perfil de consumidor de uma forma diferente, salientando as características e benefícios inerentes à compra de determinado produto, tendo em vista a conclusão da venda.

Quando os utilizadores deste perfil se encontram satisfeitos com a compra, por norma tendem a partilhar a sua opinião nas redes sociais, de uma forma muito positiva, levando a um aumento do reconhecimento e notoriedade da marca em questão.

 

  • Qualidade

Nem todos os perfis de clientes se preocupam com aspetos como o custo do produto no qual estão interessados. Se isso significar que adquirem um produto de elevada qualidade e durabilidade, é provável que os utilizadores invistam um pouco mais na respetiva compra do produto.

Sendo a qualidade uma das suas principais motivações, as estratégias de marketing deverão focar-se numa comunicação que reflita a qualidade e benefícios inerentes ao produto em questão.

 

  • Precaução

Outra das motivações que lidera a jornada de compra do utilizador diz respeito ao facto de este ter algum receio de imprevistos, ou situações menos positivas. Este, é um perfil de cliente que irá valorizar produtos ou serviços que lhe transmitam, de alguma forma, uma noção de proteção, numa tentativa de contrariar as experiências negativas do passado.

Um dos melhores exemplos que vos podemos dar está relacionado com a aquisição de telemóveis. Perante este tipo de situações, e aquando da compra do produto, é oferecido ao cliente a opção de aderir a um serviço que lhe cubra eventuais danos que o dispositivo possa vir a sofrer.

 

Posto isto, as marcas deverão ter a capacidade de acompanhar a jornada de compra de cada cliente de uma forma constante, desde que começa até que termina, podendo por vezes fazer um acompanhamento da situação pós-venda, por forma a aumentar a confiança que o utilizador depositou na marca, ao mesmo tempo que obtém algum tipo de feedback relativamente ao atendimento prestado.

De modo a que o seu negócio atinja o público alvo em maior escala deverá fazer uma reflexão sobre as metas da sua marca ou empresa, e realizar medidas estratégicas de marketing que lhe permitam melhorar os resultados obtidos. Estes aspetos, anteriormente mencionados, são um apoio na definição da estratégia de marketing e comunicação. Quando o conteúdo é de qualidade e alcança os ideais do público, mais rapidamente consegue atingir o seu propósito.