Clubhouse: o que há a dizer sobre a rede social do momento?

 

O Clubhouse é apenas uma das mais recentes tendências de redes sociais, que surgiram no decorrer do ano anterior, e têm dado cartas no universo das plataformas sociais, passando inclusive a ser vista como uma das aplicações e redes sociais mais desejadas e utilizadas de 2021.

 

Mas afinal, em que consiste o Clubhouse?

Através de um formato original que tem tanto de podcast como de painel de discussão sobre as mais variadas temáticas, o Clubhouse não é mais do que a nova rede social do momento, pensada de forma exclusiva para a partilha e disseminação de conteúdo sob o formato de áudio.

Conhecida também pela sua exclusividade, devido ao facto de esta aplicação requerer um convite para que o utilizador consiga ter acesso à plataforma, bem como pelo facto de apenas se encontrar disponível para o sistema operativo IOS, a verdade é que cada utilizador dispõe de um total de dois convites para distribuir, ao ser aceite na plataforma. Uma vez dentro da aplicação, o utilizador responsável pelo envio dos convites passa a estar encarregue pelas pessoas a quem o convite foi enviado e aceite.

Uma das principais características do Clubhouse diz respeito ao facto de não existirem qualquer tipo de imagens ou fotografias, à exceção da de perfil, o que faz com que o conteúdo partilhado tenha por base mensagens de voz, sendo que o utilizador pode escolher diferentes salas de conversas temáticas, que poderão depois ser filtradas de acordo com as suas preferências.

Existem ainda salas abertas, através das quais qualquer utilizador poderá ouvir o que está a ser dito naquele momento, contrariamente ao que sucede com as salas privadas, onde o utilizador poderá apenas interagir com amigos. Para além disso, é também possível criar uma bio, seguir outros amigos e adicionar ainda a sua página de Instagram à conta do Clubhouse.

Nesta rede social, toda a comunicação é feita ao vivo, não existindo sequer possibilidade de serem enviadas mensagens a outros utilizadores. Para participar nas conversas e poder intervir, é necessário que um dos moderadores assim o autorize. Caso essa mesma autorização não seja concedida, resta-lhe apenas ouvir a conversa.

Embora a aplicação mantenha ainda um conceito elitista, certo é que a mesma tem vindo a crescer em Portugal e no mundo, e prova disso é o facto de que até janeiro deste ano o Clubhouse apresentava um total de 600 mil utilizadores, que no espaço de um mês rapidamente cresceram para os seis milhões de utilizadores. Para o sucesso aparente desta plataforma têm contribuído personalidades como Oprah Winfrey, sendo que as expectativas estão altas para daqui em diante.

 

O que faz desta uma rede social tão incrível?

A verdade é que o conceito de salas por voz não é uma novidade exclusiva desta aplicação, sendo possível obter uma experiência semelhante através do FaceTime, no caso do IPhone, ou ainda através do WhatsApp.

Isto leva a que o Clubhouse seja reconhecido como a rede social do momento, devido ao seu sentimento de pertença e de comunidade gerado pelo simples facto de, através de poucos cliques, conseguir estar numa sala com amigos e personalidades de referência, fazendo assim com que o utilizador sinta que faz parte de algo.

 

Poderá ser vista como um podcast?

Esta é uma rede social que facilmente tende a ser comparada com um podcast, em que perante uma oportunidade é possível interagir com os oradores, mas a grande diferença está na sua duração.

Ao passo que um podcast é algo que pode ser ouvido novamente e relembrado tantas vezes quanto necessário ao longo dos anos, tendo por base uma criação assente na agregação de valor para o utilizador, deixando de parte aspetos como as modas e tendências do momento, o Clubhouse mais depressa se assemelha à noção de conferência, onde as pessoas vão ouvir os oradores, podendo depois colocar-lhes alguma questão em específico, lançando assim diferentes abordagens para debate.

 

Os movimentos que estão por detrás do Clubhouse

O formato através do qual esta rede social é constituída tem por base três movimentos simultâneos fundamentais, que resultam no segredo que faz desta uma rede social de sucesso a nível global e uma das tendências a seguir daqui para a frente.

 

Ascensão do áudio digital

Uma das grandes apostas a serem exploradas pelas plataformas de redes sociais, produtores de conteúdos e marcas, é justamente a questão do áudio digital e o Clubhouse vem assim propor novas ferramentas, para que as empresas possam aprofundar cada vez mais os seus conhecimentos sobre este formato.

Exemplo do sucesso que este tipo de formato representa para o público é o facto de se verificar atualmente um avanço considerável dos assistentes por voz, bem como o número crescente de podcasts que têm surgido nos últimos tempos, demonstrando assim a força desta tendência.

 

O número de seguidores não é assim tão importante

Se existe algo que a pandemia veio alterar é a forma como determinadas métricas são vistas pelas empresas e consumidores, como é o caso do número de seguidores, gostos nas publicações entre outros, que acabam por se revelar pouco importantes no mercado de influência. Neste sentido, torna-se possível olhar para aspetos como a relevância e autoridade do criador de conteúdos, bem como a sua capacidade de interagir com o público.

E é justamente nesse sentido que caminha o Clubhouse, uma rede social em que as pessoas com maior experiência e autoridade falam durante mais tempo, e um número mais restrito de utilizadores, ainda que qualificado, ouvem.

 

Debate de temáticas importantes

A necessidade de o utilizador entrar cada vez mais em conversas profundas sobre diversos temas, acaba por ser contemplado pela dinâmica que esta rede social oferece ao público, porque o futuro da influência está na mensagem, e não apenas na imagem.

 

De um modo geral, é possível concluir que esta é uma rede social bastante promissora, tendo em consideração o tipo de conteúdos e formatos que os utilizadores têm vindo a valorizar, pelo que aproveite o tempo livre para explorar um pouco mais aquela que é a tendência do momento, o Clubhouse.