Tik Tok: estratégias de marketing para atingir o sucesso

 

E se lhe dissermos que o Tik Tok é uma aplicação de sucesso, importante para as marcas que pretendem inovar a sua estratégia de marketing digital? Pois bem, a verdade é que a aplicação atraiu a atenção das marcas que querem ganhar visibilidade. Mas enquanto rede social, quais as principais estratégias a adotar para ganhar notoriedade no Tik Tok? De seguida, passamos a explicar em que consiste o Tik Tok, e quais as melhores estratégias para desenvolver conteúdos e melhorar a sua visibilidade, visto que existem muitas marcas a apostar no Tik Tok como parte da sua estratégia para atingir o público-alvo.

 

Em que consiste o Tik Tok, e como funciona?

O Tik Tok é uma aplicação focada a 100% na criação de conteúdos de vídeo, oferecendo aos profissionais do marketing novas métricas a ter em consideração, na análise dos resultados obtidos.

A aplicação conta com uma série de recursos, sendo que o mais conhecido é sem dúvida o de dobragem das vozes, que permite aos utilizadores dobrar músicas com vozes engraçadas. Estes, podem ainda gravar os vídeos diretamente na aplicação, adicionando emojis, alterar a velocidade dos vídeos e utilizar os vários recursos do Tik Tok, sendo também possível gravar e editar noutros programas e depois publicar esses mesmos vídeos através da plataforma.

O Tik Tok revela ser uma plataforma versátil e adequada para quem deseja criar uma relação mais intuitiva com os consumidores, sendo que o conteúdo em vídeo tem sempre uma aceitação muito maior.

 

Quais as estratégias a adotar para a comunicação de uma marca?

  • Taxa de conclusão dos vídeos

Quanto mais pessoas assistirem aos vídeos por completo, mais facilmente esse tipo de conteúdo será recomendado a outros utilizadores. Deste modo, é fundamental criar vídeos curtos, entre 15 a 20 segundos, para que consiga gerar melhores resultados do que com vídeos de maior duração, em que a taxa de conclusão é menor. Assim, conseguirá aumentar o número de visualizações e alcance desse conteúdo.

  • Retenção do público

Como referido no ponto anterior, a aplicação tem em consideração a taxa de conclusão de um vídeo, e por isso o tempo de permanência do utilizador nesse mesmo vídeo.

As marcas deverão ainda optar por utilizar frases que prendam a atenção do utilizador, pois estas são a chave para aumentar a taxa de visualização dos vídeos, levando a que o algoritmo do Tik Tok considere esse vídeo relevante para quem está a assistir. Seguem-se agora alguns dos exemplos de frases que pode utilizar na legenda do vídeo: “Assista até ao fim para ver o que acontece”, “Não acredito que isto aconteceu”, entre outros.

No entanto, é fundamental que o conteúdo acompanhe sempre essa promessa, porque de outro modo acaba por criar uma falsa perceção da realidade, gerando assim uma sensação de descontentamento no público, prejudicando a interação com o seu perfil a longo prazo.

Manter o suspense durante o vídeo ajuda a que o tempo de visualização seja maior e, consequentemente, que se verifique um aumento da taxa de recomendação dos seus vídeos no Tik Tok.

  • Músicas populares

A utilização de músicas populares nos seus vídeos é outro dos aspetos que ajuda a aumentar a taxa de entrega dos seus vídeos, aumentando exponencialmente as hipóteses do mesmo se tornar viral.

De uma forma simples, o algoritmo do Tik Tok tende a posicionar melhor os vídeos que utilizam músicas populares, que estão a ser utilizadas por milhares de criadores de conteúdo. Mas atenção ao contexto, uma vez que esse tipo de músicas deverão estar sempre de acordo com o tipo de conteúdo de cria, podendo não se justificar utilizá-las em todos os conteúdos, caso contrário estará a utilizar um elemento sem qualquer tipo de utilidade ou resultados para a sua marca.

  • Hashtags populares

Outra vantagem é a utilização de hashtags populares, isto porque o algoritmo do Tik Tok também tem isso em consideração, podendo ajudar a gerar visualizações dos vídeos mais rapidamente.

Procure os hashtags mais populares do momento e utilize-os de forma inteligente, em conformidade com o seu conteúdo. Caso existam algumas que não vão de encontro à mensagem que pretende transmitir, é preferível não as utilizar.

O recomendado é que utilize entre 4 a 6 hashtags, no máximo, uma vez que o espaço é bastante limitado, e o equilíbrio é fundamental.

  • Elementos de interação

Sempre que faz uma pergunta num vídeo, automaticamente está a abrir um canal de comunicação e interação para com o público, e isso ajuda o algoritmo do Tik Tok a perceber que realmente o seu público se interessa pelo seu conteúdo.

As perguntas ajudam a aumentar a interação através dos comentários, o que leva a aumento considerável das visualizações do seu vídeo.

  • Frequência de publicação

Independentemente da rede social utilizada, a sua frequência de publicação revela-se determinante para o alcance da marca, e no Tik Tok não é exceção.

Com cerca de 800 milhões de pessoas a consumir conteúdos todos os dias, mais do que uma vez ao dia, é necessário publicar com frequência para que o algoritmo da plataforma entenda que se trata de um criador de conteúdo popular e regular.

Para além do alcance, este aspeto ajuda ainda a promover nos utilizadores o hábito de procurarem novos conteúdos com frequência, mantendo-se atentos à comunicação da sua marca. O ideal será publicar entre 2 a 3 vídeos curtos por dia.

  • Horários de publicação

Publicar em determinados horários ajuda a contribuir para um aumento da probabilidade do seu conteúdo se tornar viral, uma vez que esse conteúdo estará exposto a um número maior de utilizadores. Dependendo da localização da sua audiência, é muito importante publicar nos melhores horários, para que a entrega dos seus vídeos seja ainda maior.

De acordo com alguns estudos sobre o funcionamento do algoritmo do Tik Tok, a nível mundial, os melhores horários tendem a ser por volta das 13 horas e das 18 horas.

Ainda assim, é importante fazer alguns testes, para entender como o público reage aos diferentes horários, procurando depois utilizar aqueles que apresentarem melhores resultados para o tipo de mensagem e conteúdo que pretende transmitir.

  • Fique atento às tendências

As tendências são a alma do Tik Tok, mas, da mesma forma que se tornam virais, também desaparecem rápido. Isto significa que deve aproveitar as tendências da plataforma quando elas surgem, sejam danças, desafios ou qualquer outro tipo de conteúdo ou inspiração.

Lembre-se que o segredo está na autenticidade e originalidade da sua mensagem, devendo por isso criar conteúdo diferente e inovador, e não apenas copiar aquilo que já existe e que foi feito por milhares de utilizadores.

Regra geral, os perfis de criadores de conteúdos que aproveitam as tendências e exploram algo novo tem mais hipóteses de aumentarem a taxa de visualização, do que aqueles que simplesmente copiam.

  • Atenção subvalorizada

Se paramos para pensar, nenhuma outra aplicação teve tanto sucesso como o Tik Tok, o que faz desta plataforma a sua melhor oportunidade de fazer a marca brilhar. Se a isso juntarmos o facto de os utilizadores do Tik Tok investirem uma média de 52 minutos do seu tempo diário no consumo de vídeos através da aplicação, então essa oportunidade torna-se ainda mais clara.

  • Lives

As lives, conhecidas como transmissões em direto, são também consideradas uma excelente forma de aumentar a interação entre os utilizadores e o perfil da sua marca. No entanto, este recurso apenas fica disponível para utilização quando o número de seguidores ultrapassa os 1000, sendo então possível alterar a capa e título da sua live, para que esta se destaque em relação a todas as outras.

 

Ainda que recente, o Tik Tok tem vindo a evoluir consideravelmente ao longo do tempo, devendo ser vista como uma plataforma a ter em consideração para a sua estratégia de marketing digital. Através da sua utilização, torna-se possível aumentar o reconhecimento e notoriedade da sua marca no mercado, seja esta uma marca a título pessoal ou qualquer outra. Agora é só começar a explorar esta aplicação e tirar o melhor partido possível das suas funcionalidades!