Valerá a pena apostar em e-commerce e negócios digitais?

 

Vivemos numa época marcada essencialmente por avanços tecnológicos, onde a utilização da internet e as plataformas de redes sociais tem vindo a adquirir cada vez mais destaque e relevância, levando a que se verifique um crescimento significativo da implementação de estratégias de e-commerce e outros negócios digitais.

No que diz respeito ao conceito de e-commerce, este refere-se a um comércio eletrónico, cujo objetivo passa por vender produtos e serviços através do meio digital.

Porque é que as empresas deverão aderir a este tipo de comércio e negócio?

 

  • Não existem limitações geográficas

Contrariamente ao que acontece com as lojas físicas, em que a atuação da empresa fica limitada aquela que é a sua localização, o comércio eletrónico permite-lhe comunicar e agir de uma forma mais ampla, alcançado assim um maior número pessoas.

A verdade é que uma loja física concede sempre ao cliente uma experiência sensorial. Mesmo que isso não aconteça, nos negócios digitais é necessário se ajustar e tentar oferecer ao consumidor outro tipo de experiências, a diversidade de produtos é uma delas. Mesmo que os produtos não existam fisicamente em stock, no meio online não há essa restrição. Quanto maior a variedade de produtos, maior a probabilidade de vendas.

 

  • Facilidade de angariação de novos clientes

A verdade é que o comércio tradicional tende a apostar numa comunicação mais específica, ou seja, direcionada somente para o público que se encontra mais próximo da loja física da marca, ou ainda da respetiva região.  No entanto, o e-commerce permite-lhe comunicar de uma forma eficiente para mercados que, à partida, estariam fora da sua zona de alcance. Através de técnicas de SEO, é também possível colocar a sua página numa posição de destaque no momento de pesquisa, para que qualquer utilizador possa encontrar a sua marca mais rapidamente.

 

  • Apresenta custos reduzidos

Para não falar que a aposta no e-commerce é de custo baixo, a mesma vantagem acontece para os consumidores, que normalmente há sempre possibilidade de conseguirem ofertas e descontos nas plataformas digitais das empresas.

Os custos operacionais dos negócios digitais são reduzidos, vistos que não têm encargos com imobiliárias nem despesas fixas como a água ou luz. Claro que há outros custos como os anúncios, email marketing e a implementação de estratégias digitais, contudo estes gastos geram leads e clientes tendo assim retorno no investimento.

 

  • Facilita a localização do produto

Através de um website de e-commerce bem estruturado, os utilizadores poderão facilmente aceder a todas as ofertas da marca, contribuindo assim para um aumento do tráfego da sua plataforma. Também aqui, as técnicas de SEO poderão ser úteis para melhorar o posicionamento da sua página web.

 

  • Não existem limitações horárias

O comércio eletrónico permite-lhe vender os seus produtos a qualquer hora, poupando ao cliente uma viagem à loja física, dentro daquele que é o horário de funcionamento estipulado. Deste modo, o utilizador poderá visitar a página web do seu negócio sem sair de casa, optando por fazê-lo no horário que lhe for mais conveniente.

Tendo em conta a comunicação que a sua empresa pretende ter com os utilizadores, também é possível efetuar atendimentos personalizados através da automação de marketing que além de melhorarem o relacionamento com o cliente, acabam por ajudar a gerar um maior número de leads e o custo é reduzido.

  • Informações abundantes

Numa loja física, há sempre uma limitação a nível de informações que podem ser exibidas, como também, os funcionários podem não estar aptos totalmente para esclarecer algumas dúvidas de clientes. Utilizando o E-commerce há uma maior disponibilização de informações adicionais que ajudam o consumidor no processo de decisão de compra, como é possível também, disponibilizar provas sociais e reviews que aumentam a credibilidade empresarial. A marca deve ter como objetivo, garantir uma boa experiência ao consumidor de modo a que eles depositem confiança no seu negócio e provavelmente recorram à compra de algum produto novamente. Assim sendo, oferecer uma maior informação relativamente a algum produto possibilita isso.

 

  • Comunicação altamente personalizada

Através das diversas ferramentas disponíveis para e-commerce, a empresa poderá criar campanhas e conteúdos altamente personalizados, de acordo com aquelas que são as preferências e expectativas dos utilizadores, levando a que se registe um aumento significativo do número de vendas.

As empresas deverão ter a capacidade de se reinventar, adaptando a sua comunicação ao comportamento do consumidor, sendo que uma das soluções poderá passar pela implementação de uma estratégia de e-commerce altamente rentável, apresentando benefícios para ambas as partes.

  • Análise detalhada da concorrência

Ainda que este seja um elemento presente em ambas as vertentes do comércio, no digital a análise da concorrência permite-lhe compreender e identificar as estratégias que estão a obter melhores resultados, dentro daquela que é a sua área de negócio. Deste modo, poderá aprender com as experiências dos seus concorrentes, melhorando assim aspetos como o conteúdo e os resultados.

 

A tendência é que cada vez mais as empresas adaptem a sua comunicação para o formato digital, tirando partido de todas as vantagens a este associado. Podemos afirmar que os negócios online apresentam diversas oportunidades e funcionalidade que merecem ser devidamente exploradas. Posto isto, já sabe o que está a faltar na sua estratégia de marketing digital, certo?