Qual a importância de ter um plano de comunicação?

 

Perante aquela que é a sua área de negócio, revela-se fundamental adotar algumas medidas ao nível da comunicação, por forma a conseguir alcançar os objetivos previamente estipulados. Neste sentido, a capacidade de comunicação da sua empresa assume aqui grande importância, na medida em que esta deve ter a capacidade de transmitir a sua mensagem para o respeito público alvo, de uma forma simples e sincera.

Um dos aspetos mais importantes para que se estabeleça uma linha de comunicação forte e coesa para a sua empresa passa por investir parte do tempo disponível na criação de um plano de comunicação, definindo de forma clara e inequívoca aquelas que serão as estratégias de marketing a adotar, com o intuito de gerar a venda de determinado produto ou serviço.

Os planos de comunicação têm início com a definição dos objetivos a atingir, seguidos do planeamento estratégico adequado às necessidades da empresa, por forma a conseguir obter os resultados pretendidos. É também nesta fase que são definidos o posicionamento da empresa, os perfis de público que se pretende atingir e o tipo de mensagem a veicular pela marca.

Para a realização deste tipo de planos é fundamental que exista algum tipo de contexto relativamente ao mercado em que a empresa se insere, sem esquecer aspetos como a análise de concorrência, que lhe permitem estudar as abordagens que têm gerado mais resultados.

Um plano de comunicação pode incluir ações de marketing de diferentes tipos:

  • Assessoria de Imprensa
  • Marketing Digital
  • Redes Sociais
  • Campanhas Digitais
  • Organização de Eventos
  • Influenciadores

No que respeita à sua elaboração, existem determinados aspetos que devem ser tidos em consideração, de modo a retirar o melhor partido desta ferramenta de trabalho:

  • Objetivo
  • Mensagem
  • Público-Alvo
  • Estratégias de comunicação
  • Avaliação

O sentido de organização é um dos aspetos fundamentais a ter em conta para aumentar os níveis de produtividade da sua empresa, podendo contribuir também para um aumento dos seus níveis de rendimento. Posto isto, poderá ser pertinente elaborar um cronograma onde constem todas as ações pensadas para a marca, acabando por facilitar o controlo dos respetivos prazos, da melhor forma possível.

Deste modo, podemos encarar os planos de comunicação como um meio para atingir os objetivos previamente estipulados pela empresa, uma vez que todas as ideias e estratégias se encontram devidamente estruturadas, facilitando assim o processo de implementação de cada uma das ações. Depois disto, não voltará a descurar o plano de comunicação da sua marca, pois não?