O que a escrita persuasiva pode fazer pelo seu negócio?

 

Para quem trabalha na área do marketing digital e das vendas online, uma das questões que deve ser colocada em cima da mesa está relacionada com os aspetos que levam os utilizadores a lerem um artigo, post ou e-book da sua marca, em detrimento de outras, e a verdade é que a resposta é muito simples, escrita persuasiva!

Ainda que a qualidade do conteúdo divulgado pela sua marca sejam importante para manter o interesse de uma lead no seu texto, do início ao fim, é também fundamental certificar-se de que essa comunicação se encontra em concordância com o seu discurso.

Por outro lado, ao escrever determinado conteúdo, deve ter em mente que pessoas que advém de contextos sociais, económicos ou religiosos distintos, dificilmente manterão o mesmo nível de interesse nos seus textos. Todavia, existem técnicas que permitem captar a atenção de qualquer utilizador, fazendo com que este termine a leitura do seu conteúdo na totalidade, concordando ainda com os argumentos apresentados pela marca, e é aqui que entra a escrita persuasiva.

 

Mas afinal, em que consiste a escrita persuasiva?

Como o próprio nome indica, a escrita persuasiva é considerada um estilo de escrita que se faz valer de técnicas de persuasão, para convencer o utilizador a realizar determinada ação, sendo esta uma ferramenta muito útil para as marcas que vendem os seus produtos e serviços online.

Contrariamente ao que se sucede em áreas como o jornalismo, a verdade é que na escrita persuasiva não existem regras como a imparcialidade e a neutralidade do discurso. Ao invés, os textos deverão ser escritos de forma mais pessoal e chamativa, recorrendo à utilização de palavras estratégicas que sirvam o seu propósito enquanto marca.

Existem, portanto, dois motivos principais que levam as marcas a quererem vender os seus produtos e serviços através de um discurso persuasivo, estando estas relacionadas a aspetos como a emoção e a moral. Isto porque, a maioria das pessoas toma as suas decisões com base na emoção, razão pela qual deverá produzir conteúdos que se relacionem com a realidade dos seus leitores, a um nível mais profundo. Por outro lado, a questão da moral está relacionada com as crenças das marcas, tendo em conta que as pessoas optam sempre por comprar de empresas e marcas que partilhem a mesma visão e valores que elas.

Deste modo, é possível verificar que as técnicas de escrita persuasiva são um dos pilares fundamentais do copywriting, pelo que o seu negócio deverá utilizar esta ferramenta de forma inteligente.

 

Estas são as técnicas essenciais da escrita persuasiva

  1. Utilização de um tom coloquial

Uma das estratégias de venda mais comuns e eficazes no marketing digital requer a construção de uma relação de proximidade e confiança entre a marca e os utilizadores, porque as pessoas preferem comprar de amigos e marcas já conhecidas.

Tudo o que tem a fazer para aplicar esta abordagem é utilizar um tom coloquial no seu discurso, para que estabeleça uma conexão com os leitores a nível pessoal e emocional. Não tenha receio de escrever de forma parecida àquela que fala diariamente, podendo inclusive utilizar estruturas de frase naturais, com expressões mais simples e pessoais, facilitando assim a compreensão do texto.

 

  1. Recorrer a elementos de storytelling

Para estruturar um conteúdo que prenda a atenção do utilizador desde o início, a sua marca deve construir uma narrativa interessante, utilizando pequenas histórias e uma linguagem visual apelativa, uma vez que o storytelling atua a um nível mais profundo da psicologia humana, acionando diversas emoções no leitor, através da envolvência das histórias que são contadas pela marca.

Outra das dicas que partilhamos consigo para criar mais envolvimento com o seu público, diz respeito às palavras de transição que deverão estar integradas no seu texto, como é o caso de expressões como: além disso, contudo, no entanto, por isso, por outro lado, entre outras. Esta é uma forma de manter as ideias ligadas entre si, tornando o texto menos duro e de fácil leitura.

 

  1. Atenção à legibilidade do texto

Independentemente do tipo de produtos e serviços que a sua marca tem para oferecer aos utilizadores, é importante que estes, quando acedem ao seu conteúdo, encontrem rapidamente as respostas e informações que procuram.

A verdade é que, ao pesquisarem na internet, as pessoas tendem a fazer uma leitura dinâmica dos textos, procurando de imediato as informações que lhes interessam, sem lerem o conteúdo na sua totalidade. Por essa razão, deverá utilizar gatilhos visuais ao longo de todo o conteúdo, chamando a atenção do leitor para a informação que mais lhe convém, pelos que estes são apenas alguns dos exemplos que poderá colocar em prática:

  • Utilize títulos e frases baseadas na emoção, para despertar a curiosidade;
  • Os subtítulos ajudam o utilizador a encontrar os tópicos mais importantes ou de maior interesse no seu conteúdo;
  • Opte por parágrafos curtos, de 2 ou três frases, para não assustar o leitor com blocos de texto muito extensos;
  • Os bullet points, também conhecidos como tópicos, ajudam a organizar a sua informação, facilitando assim a visualização do conteúdo;
  • Não se esqueça de utilizar imagens, que por norma ilustram conceitos abstratos e servem de pausa num texto muito longo.

 

  1. Comece por apresentar as vantagens e benefícios

Muitas marcas e empresas caem no erro de dar início a um texto com uma explicação das características dos seus produtos e serviços, ao invés de apresentarem de imediato ao utilizador os benefícios e vantagens associados à aquisição dos mesmos, por isso, não cometa esse erro!

Com um período de tempo limitado, em que o utilizador está de facto a prestar atenção ao seu conteúdo, é fundamental apresentar desde cedo o valor da sua proposta, porque é isso que o fará comprar, ou pelo menos considerar com mais atenção a sua oferta.

É muito importante que comece por pensar do ponto de vista do cliente, aproveitando a deixa para dar a conhecer as vantagens dos seus produtos face aos da restante concorrência, lembrando que nunca é demais tentar despertar emoções que levem à concretização de uma ação por parte do leitor.

 

Em suma, e para quem trabalha com as vendas online e o marketing digital, a escrita persuasiva é um dos elementos fundamentais de qualquer estratégia de copywriting, porque as ações do público são tomadas com base nas emoções que as marcas tendem ou não a transmitir, por isso, não se deixe ficar para trás e comece hoje mesmo a aplicar algumas destas práticas no seu negócio, e verá que faz toda a diferença!