5 estratégias para ter sucesso na sua conta de LinkedIn

 

Ao investir em social marketing, a sua empresa deve ter em mente que o mais importante não é estar em todas as redes sociais, mas sim estar nas redes certas, consoante aquele que seja o seu objetivo, e para as empresas nada como o LinkedIn. Esta é uma rede social focada no setor empresarial, através da qual poderá atrair novas oportunidades de negócio, pelo que partilhamos consigo 5 estratégias para ter sucesso no LinkedIn.

Esta plataforma social é o espaço mais indicado para trabalhar o seu marketing pessoal e angariar novas oportunidades de negócio, conectando pessoas segundo os seus interesses profissionais. Atualmente, a rede social permite criar páginas específicas para empresas, apesentando ainda uma diversidade de recursos como os posts, participação e criação de grupos, publicação de anúncios altamente segmentados, entre outros que o ajudarão a conquistar o reconhecimento da marca e presença digital de que precisa para se tornar uma referência na sua área de atuação.

 

Perfil pessoal vs. Perfil empresarial

À semelhança do que acontece com outras redes sociais, também no LinkedIn existe a possibilidade de criar uma página a título pessoal ou a título empresarial, lembrando que se tem uma marca ou negócio que deseja comunicar, deverá então criar uma página de empresa.

As páginas pessoais são direcionadas para utilizadores que pretendem aceder mais facilmente ao mercado de trabalho, nomeadamente através de ferramentas de pesquisa de vagas, de ligações no meio e de capacitação profissional através do LinkedIn Learning. Por outro lado, as páginas de empresas oferecem uma diversidade de recursos que não se encontram disponíveis nas páginas pessoais, como é o caso do Sales Navigator, da promoção de produtos e serviços, da apresentação institucional da empresa, entre outros.

Importa referir que antes mesmo de criar a sua página de empresa, é necessário que esta esteja vinculada a um perfil pessoal no LinkedIn, uma vez que esse perfil ficará responsável por administrar as ações da página da empresa. Deste modo, conseguirá transmitir o profissionalismo da marca e comunicar para um público que se encontra, à partida, predisposto para conhecer a sua atuação.

 

Estratégias para ter sucesso na conta de LinkedIn da sua empresa

  1. Mantenha o perfil atualizado

Criar o perfil da sua empesa é apenas o primeiro passo para começar a marcar presença no LinkedIn, devendo por isso atualizar o perfil da sua página sempre que existir uma nova informação, para que a promoção da sua imagem seja bem-sucedida.

Se, entretanto, a sua empresa fez alguma formação ou foi reconhecida com algum tipo de prémio, é importante que divulgue essa informação na descrição da página. As fotografias relativas a eventos nos quais a sua marca participa ou apoia são também um conteúdo interessante a explorar, devendo marcar na publicação outros utilizadores ou páginas que de alguma forma tenha estado envolvidas no projeto ou iniciativa.

 

  1. Utilize as palavras-chave de forma inteligente

Como acontece em qualquer outra rede social, o LinkedIn apresenta um grande número de utilizadores espalhados pelo mundo, pelo que a melhor forma de se conseguir destacar da concorrência é mesmo através das palavras-chave.

A melhor forma de escolher as palavras-chave mais acertadas é pensar naquela que é a sua área de atuação e nos termos e expressões que as pessoas interessadas utilizariam para pesquisar, podendo colocar as palavras-chave escolhidas quer no seu título profissional, quer na sua descrição enquanto empresa.

 

  1. Valorize a sua experiência profissional

No momento de criar o perfil para a sua empresa, dê o seu melhor para torná-lo o mais completo possível, incluindo datas específicas de acontecimentos importantes para a marca e listando todas as atividades desenvolvidas até então. A riqueza desta informação pode vir a ser o seu diferencial para um possível avaliador ou profissional que esteja à procura de novos contactos para estabelecer uma relação de networking.

 

  1. Não se esqueça de seguir outras empresas e pertencer a grupos

Manter a sua empresa ativa no LinkedIn também passa por estar integrado em grupos relativos a assuntos que possam ser considerados de interesse para o setor de mercado no qual se insere, podendo deste modo fazer parte de discussões e trocas de ideias construtivas sobre temas que se relacionem direta ou indiretamente com a marca.

Esta é apenas mais uma forma inteligente de ganhar visibilidade na plataforma, para além de o ajudar a posicionar prante outros profissionais da área. É importante não esquecer a análise da concorrência, pelo que pode também ser interessante começar a seguir algumas empresas que estejam no mesmo segmento que a sua, para poder tirar algumas inspirações e ver o que resulta melhor para o seu público.

 

  1. Utilize as mensagens do LinkedIn

Por último, mas não menos importante, deverá manter uma boa comunicação com os seus contactos, como forma de perceber o que as pessoas estão a pesquisar até chegarem à sua marca, e para isso nada melhor que o espaço destinado à troca de mensagens do LinkedIn. Este, pode ainda ser utilizado pela sua empresa numa ótica de agradecimento pelo feedback e recomendações que recebe dos utilizadores, devendo sempre optar por uma linguagem cordial.

 

De um modo geral, e depois de perceber o quão importantes e úteis estas estratégias são para que a página de LinkedIn da sua empresa tenha muito sucesso, é chegado o momento de arregaçar as mangas e pôr mãos à obra. Esteja atento às novidades, partilhe conteúdos relevantes para o seu público-alvo e desfrute de todos os benefícios que esta rede social tem para oferecer.