Em que consiste o pixel do Facebook e como funciona?

 

Quem trabalha com anúncios certamente já ouviu falar no pixel do Facebook, considerado uma das melhores ferramentas da plataforma, mas devido à sua complexidade e modo de funcionamento, pode acabar por gerar alguma confusão em quem pretende anunciar nesta rede social.

Neste sentido, e para o ajudar a levar a sua estratégia de marketing digital cada vez mais longe, passamos agora a explicar em que consiste o pixel do Facebook, como funciona e qual a importância que este representa para o sucesso do seu negócio.

 

O que é o pixel do Facebook?

Para além da possibilidade de implementar na sua comunicação uma estratégia de remarketing personalizada, fazendo marketing em cima de um produto ou serviço que o seu potencial cliente já visitou, esta ferramenta permite-lhe rastrear o tráfego quer do seu website, quer da sua loja online, aplicação ou ainda de uma landing page, para que possa tomar as melhores decisões estratégicas com base no comportamento do consumidor.

Isto porque, o pixel do Facebook permite analisar o comportamento dos utilizadores dentro do seu website, o que por sua vez, irá contribuir para a criação de anúncios cada vez mais eficazes e personalizados. De entre tudo aquilo que consegue fazer através da utilização desta ferramenta, destacam-se ainda os seguintes aspetos:

  • Atingir o público-alvo certo para si – através do pixel do Facebook, é possível fazer uma segmentação mais exata e personalizada do público que pretende alcançar com os seus anúncios, comunicando assim para pessoas que demonstrem interesse nos seus produtos e serviços;
  • Aumentar a quantidade de conversões – ao recolher os dados sobre os utilizadores que visitam o seu website, o Facebook consegue melhorar a entrega dos seus anúncios, gerando assim, mas impressões e conversões e, consequentemente, mais vendas;
  • Criação de uma estratégia de remarketing – a base deste tipo de estratégias implica que saiba à partida quem visitou o seu website e que produtos visualizou, para que depois possa fazer marketing em cima disso. Se estivermos a falar de um e-commerce, o pixel do Facebook permite ainda saber se o utilizador adicionou determinado produto ao carrinho de compras ou se decidiu abandonar o carrinho antes de realizar a compra;
  • Maior segmentação de públicos – por fim, mas não menos importante, esta ferramenta permite-lhe anunciar especificamente para pessoas que visitaram o seu website ou que abandonaram o carrinho a determinada altura.

 

Como funciona?

A verdade é que qualquer pessoa que tenha uma conta de anúncios no Facebook poderá criar um ou mais pixéis, de acordo com as suas necessidades. Todavia, e tendo em consideração aquelas que são as suas funções, o pixel do Facebook deverá ser utilizado por pessoas que possuam um website, loja online, aplicação ou landing page.

Tendo acesso a uma destas plataformas, a única coisa que tem a fazer é adicionar o código do pixel do Facebook na plataforma que desejar, para que este consiga começar a rastrear o respetivo tráfego. Para simplificar a sua vida, este é o passo a passo a seguir:

  • Coloque o código do pixel na página ou aplicação que pretende monitorar;
  • O pixel irá começar a recolher as informações dos utilizadores que visitaram a sua página web;
  • A partir daí, será capaz de criar anúncios personalizados, que serão entregues para o público certo, de forma eficaz.

 

Para que serve esta ferramenta?

Como foi possível constatar até aqui, o pixel do Facebook é uma das principais ferramentas utilizadas para redefinir a sua estratégia paga nesta rede social, sendo que as informações obtidas através da sua utilização poderão sempre ser utilizadas de forma diferente, devendo por isso ter bem presente aquele que é o seu objetivo, sendo que estas são apenas algumas possibilidades:

  • Entender os dados de evento padrão – uma vez adicionado o código do pixel do Facebook ao seu website ou página que pretende monitorar, torna-se possível identificar e compreender todos os dados de evento dos visitantes dessa mesma página, nomeadamente o caminho que os clientes percorrem até ao momento da compra, para que consiga planear de forma mais assertiva as suas ações futuras;
  • Realizar campanhas de remarketing – através desta ferramenta, é possível alcançar aquele público que visitou a sua página web, mas não converteu em venda. Opte por criar ações específicas para impactar novamente esse mesmo público, dando assim origem a uma segunda oportunidade de venda;
  • Monitorizar as suas conversões – as suas conversões podem sim ser monitorizadas, a partir do momento em que acontecem, sejam estas entradas de leads no seu website, compras efetuadas ou até mesmo subscrições de newsletters. As conversões efetuadas permitem-lhe ainda perceber quanto gastou em anúncios e qual foi o seu retorno;
  • Otimizar os anúncios – ao inserir o pixel do Facebook na sua página, este começa automaticamente a analisar as suas conversões, bem como a identificar perfis semelhantes ao seu, para que se possa inspirar na concorrência, e assim otimizar os seus anúncios;
  • Aceder a informações do público – ao utilizar o pixel do Facebook para otimizar as suas campanhas, consegue ainda aceder a informações relativas aos utilizadores que visitaram a sua página web, como é o caso dos dados demográficos, idade, dispositivos utilizados e localização, podendo visualizar a qualquer momento o impacto dos seus anúncios através dos relatórios do Gerenciador de Anúncios.

 

De um modo geral, a utilização do pixel do Facebook é sinónimo de acesso a informações estratégicas sobre o público que visita a sua página, sendo que esses mesmos dados poderão depois ser utilizados da forma que mais lhe convir. É importante entender quais as ações realizadas dentro do website e sobre que produtos ou serviços, para que possa pensar em novas ações, específicas para esse segmento do seu público.

Esta é a forma e o momento de olhar para o seu negócio detalhadamente, analisando todos os dados e criando estratégias personalizadas com base nos mesmos.