6 estratégias infalíveis para vender mais nesta Black Friday

 

Quem trabalha com marketing e vendas reconhece o quão importante uma campanha de Black Friday pode ser para toda a estratégia de comunicação da marca, bem como para um aumento substancial da quantidade de receitas geradas, abrindo assim caminho a um lucro cada vez maior.

Em parte, este foi um dos aspetos que levou a que as campanhas de Black Friday, que antes eram feitas num único dia, se estendessem agora por uma semana, ou até mesmo por um mês inteiro, repleto de promoções e grandes descontos para os consumidores. O facto de esta prática comercial se realizar após o dia de Ação de Graça funciona como um ponto de partida para a época das compras de Natal que se aproximam.

Para que a Black Friday de 2021 seja inesquecível para si, e altamente rentável para o seu e-commerce, partilhamos agora consigo algumas dicas que o ajudarão a estrutura uma estratégia de marketing com antecedência e tornar esta época do ano ainda mais lucrativa:

  • Comece por criar uma base de dados segmentada
  • Reforce a presença da sua marca nas redes sociais
  • Otimize a navegação do seu website e opte por um design responsivo
  • Realize uma auditoria ao seu inventário
  • Crie uma estratégia de marketing organizada, com base numa calendarização
  • Assegure-se de que possui um Certificado de Segurança SSL
  • Tenha sempre disponível uma equipa de apoio ao cliente

 

Estas são as estratégias que o vão fazer vender mais este ano!

Considerando a situação pandémica pela qual estamos a passar de momento, é certo que os consumidores optem por fazer as suas compras online, sejam estas no âmbito da Black Friday ou não, pelo que é fundamental que tenha o website do seu negócio otimizado e possa contar com uma boa estratégia de marketing digital, razão pela qual reunimos abaixo 6 estratégias infalíveis para vender mais na Black Friday.

 

  1. Crie uma campanha de email marketing sobre a Black Friday

Ao contrário do que possa pensar, muitos dos utilizadores esperam receber das marcas que seguem campanhas de email com as ofertas especiais em vigor, pelo que esta é uma excelente altura do ano para investir em email marketing.

O ideal será começar a trabalhar a sua campanha de email da Black Friday algumas semanas antes desta época começar, com o intuito de fazer crescer as suas vendas de forma efetiva. Estas primeiras semanas são também excelentes para começar a comunicar de forma prévia algumas ofertas, oferecendo aos clientes um gostinho do que aí vem para a Black Friday.

Outra das nossas dicas passa por criar campanhas de email marketing segmentadas, oferecendo cupões de desconto e e-books a clientes considerados ocasionais, recompensando depois os clientes fidelizados com promoções exclusivas e presentes gratuitos. Lembre-se que o segredo das comunicações de Black Friday passa por destacar a sua marca da concorrência com designs arrojados e CTA fortes, sem esquecer a personalização das campanhas, de modo a melhorar as taxas de abertura e de conversão.

Num ótica de cronograma, o melhor será começar a enviar alguns emails com pequenas ofertas, intensificando depois as campanhas de email e ofertas à medida que se aproxima do dia da Black Friday, mas lembre-se que a melhor forma de obter vendas de última hora passa por criar a sensação de urgência e escassez através dos CTA utilizados.

 

  1. Leve a sua campanha de marketing também para as redes sociais

Um boa campanha de marketing digital nas redes sociais é capaz de inspirar os utilizadores a comprar os seus produtos e serviços, por isso não deixe estas plataformas de parte a elaborar a sua estratégia.

O nosso conselho é que opte por criar alguns anúncios para Facebook e Instagram, com uma oferta relevante para o consumidor e um design arrojado e apelativo, sem esquecer a utilização das hashtags mais populares da Black Friday, de modo a aumentar a probabilidade de o se conteúdo ser visto por um maior número de utilizadores, desde que estas liguem com os produtos e serviços que está a vender.

 

  1. Crie uma sensação de urgência e escassez nos seus conteúdos

Esta é talvez uma das estratégias de marketing mais utilizadas pelas marcas nesta altura do ano, resultando quase sempre num aumento do número de vendas, o que acaba por se revelar útil porque as pessoas procuram sempre pelas melhores ofertas antes de comprarem os seus presentes de Natal.

Para criar esta sensação de urgência nos utilizadores, deverá focar-se em palavras-chave e frases como “Promoção relâmpago de 24h”, “Só hoje, 40% de desconto para si”, “Os portes de envio são gratuitos” e “Oferta especial para os primeiros 100 clientes”. Outra forma que tem de transmitir a ideia de escassez é através de um bloco de contagem regressiva no seu website, landing page ou campanha de email, como forma de indicar que a promoção está quase a terminar.

 

  1. Aumente o valor médio da compra

Pode ainda aumentar as suas vendas durante a Black Friday através do aumento do valor médio da compra do cliente, ou seja, ao oferecer portes grátis ou um presente especial em compras superiores a determinado valor está, não só a atrair mais clientes para o website do seu e-commerce, como também a fazer com que os clientes que já lá estão gastem mais, apenas para terem acesso àquela oferta de forma gratuita.

Seguem-se agora algumas ideias de como aumentar o valor médio da compra do cliente nesta altura da Black Friday:

  • “Portes grátis em compras superiores a 50€”
  • “Compre 3 pelo preço de 2”
  • “Compre uma camisola e tenha 50% de desconto na segunda unidade”
  • Adicione ao website do seu e-commerce uma secção de “Complemente o look” ou “Você também pode gostar de” no momento em que a pessoa está a visualizar uma peça

 

  1. Adeque o design da sua loja ou e-commerce à comunicação da Black Friday

Esta é também uma estratégia muito utilizada pelas marcas nesta época de festividades, devendo por isso adequar o visual da sua loja ou website à temática da Black Friday.

Uma das formas de o fazer é através da criação de uma landing page pensada especificamente para este evento, podendo ainda optar por colocar alguns banners promocionais em cada uma das páginas do seu site, editando ainda as descrições dos produtos e serviços, de modo a relacioná-las com a questão da Black Friday e das promoções em vigor.

 

  1. Aprenda a lidar com o abandono dos carrinhos

Se é verdade que muitos dos utilizadores que visitam o seu e-commerce nunca chegam de facto a aproveitar as promoções da Black Friday e a comprar os seus produtos e serviços, também é certo que existem formas de reduzir a taxa de abandono dos carrinhos.

Uma das ações que pode colocar em prática para diminuir o abandono do carrinho é tornar o processo de checkout o mais fácil e rápido possível, aumentando assim a probabilidade de os clientes concluírem a compra, lembrando que esta é uma época ano em que as pessoas andam sempre a correr atrás das melhores promoções.

Outra forma de dar a volta à situação é através do envio de emails específicos para as pessoas que abandonaram o carrinho, utilizando esse mesmo email como forma de os convencer a voltar e a concluir a compra, lembrando-os dos produtos que escolheram ou ainda oferecendo algum tipo de desconto adicional.

 

De um modo geral, e depois de todas as dicas e estratégias que reunimos, estamos certos de que conseguirá tirar o melhor partido possível desta época do ano e alavancar as vendas do seu e-commerce, para além de atrair ainda novos clientes pelo caminho.