Neuromarketing: 4 estratégias para atrair a atenção do consumidor

 

Um dos maiores desafios com os quais uma marca se pode deparar, é sem dúvida a necessidade de conquistar a atenção do consumidor, em especial perante uma realidade como aquela que vivemos de momento, em que as pessoas são expostas diariamente a um conjunto massivo de informações e de anúncios, não restando muito espaço para a retenção de informação a médio-longo prazo. Neste sentido, e para o ajudarmos a captar a atenção do seu público partilhamos agora algumas dicas de neuromarketing que poderá utilizar para atingir os seus objetivos e aumentar o número de vendas.

De um modo geral, o neuromarketing é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas para que estas consigam analisar e decifrar o comportamento do consumidor, e o que o faz tomar determinada ação em determinado momento, de modo a que a transmissão da sua mensagem seja sempre mais eficiente que a da concorrência.

 

O que é o Neuromarketing e como funciona?

O neuromarketing resulta da junção da ciência por detrás do comportamento e do marketing enquanto ferramenta de vendas, pelo que é através desta vertente do marketing digital que se consegue estudar o comportamento do consumidor e entender o modo como funciona o processamento de informações no cérebro deste.

Importa por isso referir que o cérebro do consumidor age essencialmente pelo meio de estímulos e instintos básicos do ser humano, o que significa que por detrás das suas decisões de compra estão estímulos visuais, auditivos ou sensoriais que poderão ser a resposta para que as marcas consigam aumentar o seu número de vendas.

Segundo António Damásio, neurocientista de nacionalidade portuguesa, o funcionamento do neuromarketing está dependente da ligação que é estabelecida entre os sentimentos, as emoções e as ações, influenciando assim a tomada de decisão do consumidor. Este modo de funcionamento pode ser retratado da seguinte forma:

Estímulo → biológica Resposta → Reação emocional → Tomada de decisão

A verdade é que esta é uma ciência que pode ser aplicada a toda e qualquer relação de consumo entre uma marca e o seu público. Posto isto, se pretende vender algum tipo de produto ou serviço, esta é sem dúvida uma área de marketing digital a valorizar.

 

4 estratégias para atrair a atenção do consumidor

  1. Utilize fontes simples na sua comunicação – Sempre que puder, evite aquelas fonts muito modernas e rebuscadas, porque nesta situação é caso para dizer que menos é mais. Quanto mais simples for a font, mais fácil será a leitura da mensagem, levando a que o consumidor assimile melhor a mensagem veiculada.
  2. Núcleos que dão vontade de comprar – Quando falamos de núcleos, falamos também de cores a utilizar na comunicação da sua marca, produto ou serviço. Isto porque diferentes cores tendem a suscitar diferentes tipos de sensações no consumidor. Por exemplo, o vermelho é uma das cores indicadas para todo o tipo de vendas e negócios, por se tratar de uma cor que estimula a energia e provoca a ação, para além do sentido de urgência que tende a despertar alguma ansiedade no consumidor. O mesmo acontece com o amarelo e o laranja, mas por serem cores quentes e intensas, estas deverão ser utilizadas com moderação.
  3. Utilize gatilhos mentais – Estes gatilhos fazem parte das técnicas de persuasão consideradas indispensáveis em qualquer estratégia de marketing, em especial se estivermos a falar de uma estratégia centrada nas vendas, porque é através destes que consegue estabelecer uma espécie de diálogo com as emoções do público. Isto porque, as palavras acabam por desencadear determinados sentimentos e emoções, criando assim uma motivação de compra no utilizador. Para otimizar ainda mais esta ferramenta, opte por utilizar palavras e expressões curtas, simples e diretas.
  4. Os sorrisos das imagens conquistam o público – Vivemos numa sociedade em que existe uma necessidade diária e biológica de socialização, que por defeito implica momentos de interação entre diferentes pessoas, e as marcas podem tirar partido disso com a utilização de imagens de pessoas a sorrir na sua estratégia de comunicação. Isto, porque o neuromarketing entende esse apelo primário e orienta a comunicação visual da marca no sentido de trazer essa sensação de sociabilidade, que é conseguida através de rostos que espelham felicidade, atraindo assim a atenção do consumidor.

 

A verdade é que muito mais poderia ser dito sobre o neuromarketing e os seus benefícios e formas de aplicar no dia a dia da sua empresa, mas queremos acreditar que com estas estratégias começará a ter uma noção mais real e consciente do papel que estes detalhes representam para o sucesso da sua estratégia de vendas.

Para além disso, se precisar de ajuda para melhorar ou reformular a sua estratégia de marketing e comunicação, não hesite em contactar-nos.