5 aspetos a ter em conta ao lançar um produto digital

 

Enquanto empresário ou entidade responsável pela gestão de um negócio com uma componente digital, certamente já se deparou diversas vezes com a necessidade de lançar um produto digital, e todo o trabalho, planeamento e preparação que esse processo envolve, pelo que através deste artigo pretendemos retratar de forma simples as cinco etapas a ter em conta para o lançamento do seu produto digital.

Antes de mais, importa referir que grande parte do processo de lançamento de um produto digital reside na estratégia de comunicação que é feita e implementada aquando da sua criação, para que o público esteja ciente de que aquele produto existe e pode ser adquirido através do seu website ou loja online.

Seguem-se agora aqueles que são considerados os cinco passos fundamentais para uma estratégia de lançamento de um produto digital de sucesso, levando assim a um aumento do número de vendas do seu negócio.

 

Processo de preparação para o lançamento do produto

Num primeiro momento, revela-se importante analisar aspetos como o nicho de mercado para o qual pretende comunicar, a construção da sua persona, uma análise detalhada daquela que será a sua concorrência, a criação da identidade do produto em si, qual o nome a utilizar e quais os formatos a utilizar para a sua divulgação.

Por outro lado, o lançamento de um produto digital implica necessariamente que a sua marca apresente alguma autoridade e notoriedade de mercado, pelo que antes de lançar o seu produto é fundamental trabalhar um pouco a sua marca aos olhos dos utilizadores.

Neste sentido, seguem-se agora algumas ferramentas que o ajudarão a trabalhar aspetos como a visibilidade e reconhecimento da sua marca online.

 

Blog

Esta ferramenta permite-lhe criar conteúdos sobre as mais diversas temáticas, sendo que por norma estes conteúdos surgem sob o formato de artigos online, sejam estes mais ou menos descontraídos, relembrando que é fundamental que os conteúdos criados estejam diretamente relacionados com o seu segmento de mercado.

Deste modo, a sua marca irá tornar-se relevante aos olhos dos utilizadores que pesquisam no Google sobre esses mesmos temas, levando assim à construção de uma audiência fiel e recorrente de utilizadores que pesquisam sobre esses mesmos temas, aumentando ainda a confiança dos mesmos na sua marca.

 

Redes Sociais

Este tipo de plataformas é também indicado para trabalhar a notoriedade da sua marca perante o mercado em que a mesma se insere, sendo que a escolha da rede social a utilizar vai depender da persona criada para o lançamento do seu produto digital, pelo que só faz sentido a sua marca estar presente nas plataformas onde o seu público se encontra também.

Mas atenção, porque uma boa presença nas redes sociais faz-se também através da produção de conteúdos de qualidade e relevantes para a sua audiência, pelo que é importante ter em atenção estes fatores, para que consiga conquistar uma legião de seguidores e gerar um maior número de vendas do seu produto digital.

Seguem-se agora alguns dos aspetos a ter em consideração ao produzir conteúdos para as suas redes sociais:

  • Publicar conteúdo de qualidade
  • Apostar na frequência com que publica conteúdos
  • Experimentar formatos diferentes
  • Dê primazia aos conteúdos em vídeo
  • Faça transmissões ao vivo
  • Invista na criação de anúncios
  • Analise os resultados

A construção de autoridade nas redes sociais é considerado um processo demorado, pelo que quanto mais cedo começar a trabalhar estas ferramentas, melhores serão os resultados do lançamento do seu produto digital.

 

Campanhas de Email

Outro dos principais recursos para o lançamento do seu produto online diz respeito à qualidade da sua base de dados. Justamente por isso, aconselhamos a que trabalhe com um software de email marketing que lhe permita guardar e gerir toda a sua lista de emails de forma mais simples.

Através dessa mesma base de dados, ser-lhe-á possível comunicar para a sua audiência de forma personalizada e atrair possíveis compradores, interessados no seu tipo de produtos. De nada serve ter uma lista de emails muito extensa, se mais de metade dela não interage com a sua marca, pelo que as estratégias de email marketing e as landing pages são também um excelente recurso para aumentar o nível de interação entre a marca e a sua base de dados, tendo sempre por base a partilha de conteúdos relevantes para esse mesmo público.

 

Formatos em que o produto será lançado

Existem diversas formas de se lançar um produto ou serviço através do digital, pelo que é muito importante definir desde o início qual ou quais os formatos a adotar, implementando assim uma metodologia com a qual se identifique e que vá de encontro aqueles que são os seus objetivos. No entanto, é de referir que as estratégias e timings de execução irão variar de acordo com o formato escolhido para a divulgação do produto, pelo que deixamos aqui algumas das opções a considerar:

  • Masterclass – este é um dos formatos mais simples de executar, devido à sua simplicidade e rapidez de execução, uma vez que não será necessário despender muito tempo para lançar o seu produto e começar a vendê-lo de imediato;
  • Lançamento Interno – este tipo de lançamento é aconselhado para quem já possui uma audiência, e gostaria de rentabilizar esse ativo através da venda de um produto ou serviço. Caso possua uma boa base de dados, esta poderá ser uma forma de validar a sua ideia ou produto, antes mesmo de estender a sua comercialização para o público em geral;
  • Lançamento Externo – neste caso, o processo é em tudo semelhante ao lançamento de um produto ou serviço a nível interno, sendo que neste deverão ser adicionados alguns parceiros que possam contribuir de forma positiva para o aumento de tráfego para o seu website e, consequentemente, para o número de vendas do seu produto;
  • Lançamento Relâmpago – contrariamente ao que se sucede com os exemplos anteriores, este tipo de lançamento não implica necessariamente muita preparação, uma vez que toda a comunicação é feita através das campanhas de email, tendo por base um conjunto de leads aquecidas no momento.

 

Comunicação do lançamento do seu produto

Uma vez concluídas as fases de preparação do produto e respetiva estratégia de lançamento, é chegado o momento de começar a colocar em prática as ideias definidas previamente, recordando que a comunicação é a etapa central para um lançamento de sucesso de qualquer tipo de produto ou serviço.

Para isso, é necessário começar a criar conteúdos direcionados para o pré-lançamento do produto, para que toda a estratégia de lançamento definida se reflita na divulgação que é feita pela marca.

Os emails de angariação, de aquecimento, de sequência, os guiões de conteúdos pré-lançamento, os canais de comunicação, a página de venda e os conteúdos de alimentação são alguns dos fatores a considerar ao comunicar o lançamento do seu produto ou serviço, para que consiga atingir os resultados que tanto deseja.

 

Testes finais antes do momento de lançamento

Um lançamento digital de sucesso implica necessariamente que a sua marca trabalhe todas as questões relacionadas com as tecnologias e ferramentas utilizadas ao longo de toda a estratégia, de modo a garantir que tudo se encontra operacional para que os utilizadores tenham uma boa experiência de compra e navegação.

Neste sentido, as páginas comerciais de Facebook e Instagram, os aspetos relativos à estratégia de SEO, a criação do seu produto, a questão do carrinho, o funcionamento do checkout e os aspetos relativos à faturação deverão ser testados e alinhados de acordo com os objetivos iniciais, estabelecidos para o lançamento do seu produto digital.

 

Anúncios para impulsionar o lançamento do produto

Por fim, mas não menos importante, a preparação do lançamento do seu produto ou serviço deve incluir uma estratégia de publicidade online que englobe tanto o pré-lançamento do produto como o próprio lançamento em si.

Contudo, para que tudo isto seja possível de concretizar, é fundamental estipular um orçamento específico somente para anúncios através do Facebook, Instagram, LinkedIn e Google Ads, para que consiga impulsionar mais rapidamente as vendas do produto, e assim atingir o sucesso pretendido para todo o processo.

 

De um modo geral, é possível concluir que o lançamento de um produto digital é algo que requer muito mais atenção e planeamento do que possa parecer num primeiro momento. Todavia, acreditamos que após uma visão global de tudo o que lhe espera para um lançamento de sucesso, consiga definir um pouco melhor as suas metas e pôr em prática todas estas etapas, em prol de resultados melhores para a sua marca.