A importância de uma empresa estar no Facebook

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O Facebook é atualmente a rede social mais utilizada no mundo, conta com cerca de 1,55 mil milhões de utilizadores ativos, no entanto vê o seu número aumentar diariamente em cerca de 316455 novos utilizadores. A título de exemplo, em Portugal diariamente cerca de 3,8 milhões de pessoas acedem à rede.

O elevado volume de utilizadores e visitantes torna esta rede social numa ferramenta de trabalho imprescindível a nível de comunicação organizacional; o que tem levado cada vez mais empresas a criar as suas páginas de forma a fazerem-se notar no mercado, bem como a facilitar o contato mais direto com os seus clientes. Isto tem tornado o Facebook numa promissora ferramenta de Marketing Digital para atingir o sucesso no mercado.

Numa altura em que o mercado de encontra saturado pela elevada quantidade de marcas e pelos seus concorrentes, é crucial ter uma atitude que não limite o cliente a saber apenas o nome da empresa. É essencial a empresa saber distinguir-se através de pontos mais concretos, dando a conhecer os seus valores, serviços disponibilizados e acima de tudo, de que forma se destaca da concorrência.

Hoje em dia, deter uma empresa e não a inserir na rede torna-a automaticamente em grande desvantagem face aos seus concorrentes. Existem inclusivamente empresas que utilizam apenas o seu Facebook como única plataforma online de negócios.

A gestão da rede social de qualquer empresa deve ser encarada como um serviço de marketing e portanto, ser algo bem pensado e essencialmente bem estruturado. No entanto, se a estratégia de Marketing Digital for descurada, a sua ineficiência levará a um efeito totalmente inverso ao desejado.

O utilizador ao deixar o seu “like” na página empresarial, fica automaticamente sujeito a visualizar todas as suas atualizações, podendo comentá-las e partilhadas, o que leva à propagação do nome da empresa pela rede, dando-lhe um forte acréscimo de notoriedade. Uma empresa que pretenda inserir-se e crescer no mercado através do facebook como ferramenta de comunicação, deverá inicialmente estudar o seu público. Para isto, deverá elaborar uma análise dos interesses e um conhecimento do perfil dos seus consumidores, deste modo “dar-lhes” o que eles procuram. É viável fazê-lo através da construção, divulgação e promoção de conteúdos que sejam do interesse da sua audiência, proporcionando um maior interesse na página e consequentemente na marca que esta representa, sendo isto um motor para atingir um maior alcance no mercado.

Relativamente à utilização do Facebook como ferramenta de comunicação organizacional podemos destacar como pontes fortes:

  • O contato mais direto com o seu público;
  • O crescimento da empresa inerente ao potencial crescimento ao nível comunicacional;
  • Conhecer as necessidades do público;
  • Análise dos resultados das ações de comunicação;

 

Saber marcar pela diferença

O fato de várias marcas com o mesmo serviço já se encontrarem online, torna-as ainda mais concorrentes, criando-se assim de imediato uma necessidade de se fazer notar e essencialmente distinguir-se, de forma a sair mais vitorioso desta “batalha”. Desta forma, acaba por ganhar aquele que é mais eficaz ao fazer notar a sua presença, a interação direta com o cliente aqui ganha um lugar de destaque e a revelação de dinamismo acabam por ser pontos-chave para marcar a memória do cliente.

A partir desta premissa, é possível afirmar-se que a presença de qualquer empresa ou serviço na plataforma Facebook pode ser um fator determinante para ganhar terreno no mercado e “destronar” a concorrência.