Branding & Adversting

O marketing, ainda que esteja à vista o seu crescente desenvolvimento, possui ainda uma lacuna muito presente. Esta deriva essencialmente da falta de compreensão que ainda existe em fazer a distinção entre o branding e o adversting. Ambos os são partes essenciais e constituintes do marketing, sendo criados com o propósito de aumentar as receitas, no entanto cada um o faz à sua forma, pois apresentam formas bastante distintas de atuar. Através de uma análise sobre cada uma destas estratégias, vamos definir as suas disparidades e como através delas é possível fortalecer o marketing.

 

Branding

Começando por definir o branding, este entende-se como a identidade da marca, todo o trabalho desenvolvido internamente para e sobre a marca. O branding aporta em si questões muito relevantes acerca da identidade e valores da marca, como: “Quem somos, que serviço oferecemos, o que nos difere de outras marcas?”. O branding requer a resposta a estas questões, pois passa muito pela consciencialização de ver a marca enquanto história, aquilo que dá a sua finalidade comercial e a diferencia de outras. Pois, só é possível construir um negócio quando a marca apresenta história, conteúdo e valores, sendo estes aspetos muito importantes no momento de transmitir uma mensagem ao cliente. É fundamental a criação de uma personalidade para a marca, esta tem que ser entidade quase como um ser humano, para que o contato ao público seja mais eficaz e favorecido.

Toda a implementação do branding depende de um conjunto de criações, como logotipo, esquema de cores, o slogan, etc. Mas o essencial que predomina será sempre descobrir o que é, aquilo que representa e o que tem para oferecer aos clientes.

 

Advertising

A rentabilidade de um negócio é claramente dependente das vendas, no entanto, para uma marca, o cliente perfeito não é aquele que se limita a comprar no momento da necessidade, mas sim aquele que se fideliza, não recorre “aquela” empresa meramente por impulso, mas também pelo apoio à marca e prezo pela sua continuidade. A empresa mantém uma relação com o cliente em que baseia o seu inicio e o seu fim, na marca. É por tudo isto que é crucial a definição do público-alvo para cada marca, pois o advertising (publicidade) passa pela escolha dos canais de comunicação e o que comunicar a cada público. Após identificar o público, a preocupação seguinte que a marca deverá considerar é o que eles precisam e do que estão à procura, podendo desta forma oferecer com exatidão e eficácia os seus serviços/produtos, ganhando a confiança do cliente e gerando assim o fiel cliente.