Quais as vantagens de um E-Book?

 

Nos dias que correm, em que estamos todos mais ligados à tecnologia, faz todo o sentido o marketing de conteúdo utilizar este tipo de materiais para responder às necessidades do seu público. O E-book é uma das ferramentas que auxilia o marketing empresarial visto que traz com ele vários benefícios para as pequenas e grandes empresas. Seguem-se agora alguns dos benefícios associados a este tipo de ferramenta:

 

  • Diferenciação no preço

Normalmente, a maioria dos e-books têm um preço inferior ao valor do mercado impresso, sendo que algumas empresas também o oferecem sem qualquer tipo de custo. Os E-books que têm preços mais altos do que os restantes, por norma apresentam mais informações relativas a uma determinada empresa ou indivíduo.

 

  • Acesso facilitado

Os e-books estão cada vez mais a ter um maior número de reconhecimento, visto que muitas pessoas, quando adquirem o seu e-book, acabam também por subscrever outro tipo de produtos. Isto acaba por construir, de certa forma, um relacionamento de confiança para com o consumidor. Quando um indivíduo realiza a sua primeira compra de um e-book, costuma ter interesse em ver outros livros gratuitos ou com conteúdos de interesse. Assim sendo, provavelmente fazem um maior número de downloads para o seu dispositivo móvel.

 

  • Elevada distribuição democrática

Utilizando a plataforma e-book, várias empresas e autores podem fazer upload dos seus livros e disponibilizá-los através de websites de vendas diretas, como é o caso do Amazon. Ao realizar esse tipo de parceria, o campo de ação é maior, o que acaba por se tornar positivo quer para o mercado quer para o cliente.

 

  • Risco baixo com grande potencial

Visto que qualquer pessoa que tenha um livro pode disponibilizá-lo facilmente online, o investimento acaba por refletir um custo muito inferior ao tradicional, resultando num retorno monetário mais elevado. Contrariamente aos livros tradicionais, os e-books têm um custo de produção reduzido, sendo este outro dos benefícios para a empresa. Podemos então concluir que esta é uma ferramenta que apresenta uma necessidade de investimento menor, apresentando assim mais lucro para a empresa, contrariamente ao que acontece com o formato físico.

 

  • Motor de pesquisa

Com este novo paradigma digital, os utilizadores costumam recolher toda a sua informação através de mecanismos de pesquisa. Quer seja para obter um e-book, ou até mesmo recolher informação presente noutros livros, basta escrever a palavra-chave ou termo que procura, sendo que dentro de instantes ser-lhe-ão apresentados os resultados obtidos, de acordo com as suas preferências.

 

  • Aumento do reconhecimento

Quando as empresas e marcas recorrem a várias plataformas e formatos digitais, estão também a aumentar o relacionamento que têm para com os seus clientes e utilizadores. Neste sentido, se o conteúdo for de qualidade e apresentar informações que tenham valor para o público alvo em questão, maior será o grau de especialização da marca acerca de um determinado assunto. Deste modo, a sua empresa poderá vir a tornar-se uma referência para os utilizadores, transparecendo um maior nível de credibilidade.

 

  • Aumento da lista de contactos

Normalmente, quando os utilizadores acedem ao seu e-book é-lhes solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais, como é o caso do nome e do email. A empresa, ao obter esses dados, estará também a aumentar gradualmente a sua lista de contactos, aproveitando os mesmos para se relacionar de uma forma diferente com o cliente através de campanhas de e-mail personalizadas.

 

Os e-books são uma excelente forma de alcançar um grande número de utilizadores, para além de atribuir ao seu negócio uma maior notoriedade, permite-lhe ainda aumentar o retorno de investimento aplicado. Aproveite os benefícios desta ferramenta para explorar o meio digital e transmitir ao seu público mensagens relevantes e pertinentes, tendo em conta aquela que é a área de atuação da sua empresa.