Marketing Digital – A Web como ferramenta de Marketing

O marketing digital é um conceito cada vez mais presente no quotidiano de quem por estas temáticas se interessa, chegando mesmo até, a quem estas lhe passam despercebido. É, no entanto, crucial entender-se de que deriva e vasta importância que este representa.

Na realidade, o grande valor do marketing assenta na qualidade e na intensidade em que este se relaciona com os seus consumidores, isto é, o seu público-alvo. A web, por sua vez veio acrescentar ainda mais benesses ao marketing, permitindo que esse relacionamento se tornasse mais interativo, pessoal e recíproco. É possível entender-se, simplificando, o marketing digital como aquele que acontece online, a promoção de produtos ou marcas através de meios digitais. É definido também como o conjunto de atividades que uma empresa elabora online, com o intuito de atrair negócio, clientes, desenvolver a identidade da marca e fomentar relacionamentos externos.

Das inúmeras vantagens que o marketing digital acarreta em si, é possível de imediato destacar fatores que deixam a sua viabilidade no mercado inquestionável.

Contrariamente ao marketing comum, em que a estratégia é elaborada para um restrito e determinado local, através de meios como, outdoors ou flyers, no marketing digital o poder de alcance é um ponto muito forte. Pois, na web o alcance não tem limites geográficos, conferindo uma difusão de enorme dimensão à mensagem, aumentando de imediato a taxa de sucesso de qualquer campanha. Outro ponto muito forte que o digital trouxe foi a interatividade, pois deixando a comunicação de ser uniliteral, criou-se imensas oportunidades de interação entre a empresa e o seu público-alvo. Esta relação de proximidade acaba por conferir ao cliente mais confiança na empresa, o que consequentemente lhe beneficiará a nível de negócio.

No leque das características de relevo no marketing digital surgem ainda, a segmentação. Este é um fator crucial para levar qualquer empresa a ter sucesso numa campanha de marketing digital, pois o fato da web possibilitar que se retire o perfil (localização, idade, sexo) dos auditores das campanhas, permite fazer investimentos de marketing automaticamente direcionados para o seu público-alvo. Esta segmentação viabiliza um considerável aumento da eficácia da campanha, valorizando o investimento feito nesta.

E por fim, um fator terminante, a instantaneidade. O fato da base do marketing digital ser a internet, permite um acompanhamento em tempo real de qualquer campanha. Isto possibilita uma adaptação a qualquer momento àquilo que lhe será mais favorável e trará maior proveito.  Ao contrário de um anúncio publicado num outdoor que não pode ser alterado a qualquer momento, no digital, é possível.

Com tantas vantagens, começa a ser difícil não se deixar render.