Vantagens do Email Marketing

Certamente que já receberam, nas vossas caixas de correio eletrónico, diferentes tipos de emails, uns destinados à promoção de produtos, outros à confirmação de compras realizadas online, ou ainda, alguns, sob o formato de newsletter. Qualquer uma destas vertentes comprova que tanto as empresas, como os marketeers têm vindo a recorrer cada vez mais a esta ferramenta de comunicação, devido ao seu elevado potencial para a promoção direta de produtos e serviços aos consumidores, uma vez que 76,8% das pessoas já realizaram uma compra a partir de uma newsletter, segundo a rockcontent.

A verdade é que, embora as redes sociais facilitem o envio de mensagens para várias pessoas, o email acaba por se revelar o meio mais adequado para a transmissão das mesmas, diretamente para uma base de dados mais alargada. Alguns dos benefícios associados ao email marketing passam por aspetos como:

 

O Contacto Direto

Este, é estabelecido entre a marca e o utilizador através de mensagens veiculadas via email, sendo que o conteúdo das mesmas é endereçado a determinado contacto, de acordo com o grau de relevância que essa mensagem possui para a pessoa em questão. Esta interatividade, estabelecida entre a entidade comercial e o consumidor final, resulta, por norma, num aumento dos resultados das estratégias de email marketing.

O Branding

Este aspeto encontra-se muito associado a um jogo de memória. De uma forma simples, o objetivo de qualquer entidade passa pela capacidade de permanecer na cabeça do cliente, mesmo quando este não está a olhar para nenhum dos produtos ou serviços prestados pela marca. Isto, só é possível através da identidade da marca, ou seja, da sua imagem. Se a marca tiver um grande impacto a nível visual, é muito provável que o cliente se lembre dela mais tarde.

A Rapidez e Facilidade de Manuseamento

O facto de o email marketing se traduzir numa ferramenta bastante complexa poderia ser considerado como uma desvantagem. No entanto, existem cada vez mais plataformas que simplificam ao máximo o uso desta ferramenta, tornando-a muito prática e intuitiva, levando a que os marketeers apenas tenham que se preocupar com as campanhas, propriamente ditas.

O Seu Caráter Mensurável

Esta ferramenta de marketing, contrariamente a muitas outras, permite-lhe obter resultados concretos, relativos às campanhas que estiverem em curso. Permite-lhe, inclusive, saber quem recebeu os emails de determinada campanha, quem os abriu, quem os marcou como spam, entre outros aspetos. Isto, leva a que consiga ter uma perceção mais clara do impacto da sua campanha, bem como de alguns aspetos que poderão não estar a resultar tão bem.

A Possibilidade de Segmentação

Durante o processo de elaboração de uma campanha de email marketing, surge a necessidade de se criar um público alvo definido, de modo a que o conteúdo seja direcionado para as pessoas adequadas à estratégia em questão. Por exemplo, para a venda de um produto feminino, provavelmente não fará sentido incluir a população masculina na mesma campanha. Neste sentido, dados demográficos como o género, a idade ou a localização geográfica, auxiliam a segmentação do público, acabando por atribuir mais relevância ao conteúdo a comunicar.

A Necessidade de Personalização

Hoje em dia, as pessoas gostam de se rever nas campanhas de que são alvo, ou ainda de receber conteúdos adequados aos seus gostos pessoais. Isto, leva a que as campanhas de email marketing sejam cada vez mais personalizadas, seja através da utilização do nome do cliente ou do fuso horário local. Todos estes aspetos, contribuem para a pertinência e interesse do utilizador relativamente ao conteúdo que recebe via email.

A Capacidade de Gerar Tráfego

A partir do momento em que procede ao envio de conteúdo relevante para os contactos que constam na sua base de dados, está a proporcionar um aumento lógico de tráfego para as suas plataformas. Isto, acontece porque o email marketing, ao divulgar conteúdo pertinente via email, está a despertar a curiosidade do seu público alvo, aumentando também os níveis de tráfego entre plataformas.

A Automatização dos Emails

Considerando o facto de o email marketing possibilitar o envio de emails personalizados, surge a necessidade de adequar os emails a cada uma das diferentes situações de comunicação. Posto isto, os envios de emails podem ser automatizados após processos de: subscrição, abandono ou desistência da plataforma, angariação de leads, entre outros.

A Fidelização

Devido ao facto de o email marketing permitir aos marketeers estabelecer um contacto frequente e relevante com os utilizadores, esta ferramenta acaba por se tornar imprescindível no que respeita à fidelização de clientes. Esta, pode surgir sob várias formas, nomeadamente através de: pedidos de sugestões, comemorações de datas especiais, dicas úteis e sugestões, mensagens mais humanizadas e tratamento exclusivo e personalizado consoante o cliente.

 

O email marketing, para além de ser uma ferramenta muito útil, é também uma excelente forma de chegar às pessoas, através da divulgação de conteúdos relevantes, sem que estas sintam que o seu espaço pessoal foi invadido. Importa também referir que, por detrás de qualquer campanha de sucesso, para além do planeamento envolvido, existem sempre ferramentas como esta, que melhoram, inquestionavelmente, a qualidade dos processos de comunicação entre as empresas e os clientes.