SMS vs Push Notifications

A vida ficou sem dúvida mais facilitada com a tecnologia e hoje há quem não passe 5 min sem verificar o seu telemóvel pessoal aliás, isto é bastante comum! É a partir deste apego ao telemóvel que as empresas começaram a perceber que a constante atenção a dipositivos mobile podia ser uma grande oportunidade de negócio.

Captar o consumidor através de mensagens personalizadas via SMS ou Push Notifications tornou-se assim não só uma das maneiras mais fáceis como também se entra entre as mais eficazes.

Ainda se está a aprender como tirar o máximo partido desta estratégia de mobile marketing e apesar de partilharem o mesmo objetivo, SMS e Push Notifications são maneiras distintas de reter a atenção dos consumidores para a aplicação. É importante conhecer ambas as estratégias e quais as suas forças antes de utilizar alguma para se criar uma estratégia de mobile marketing.

Entre a evolução constante das aplicações, as Push Notifications surgiram com o intuito alertarem as pessoas para o uso da aplicação que descarregaram. Podem ser mensagens sobre uptades, likes, problemas de conta, entre outras variedades de conteúdos.

Por sua vez, as SMS já fazem parte do mundo dos telemóveis há muito tempo, porém, apenas recentemente é que estas estão a vir a ser utilizadas para comunicar com cliente através do mobile marketing.

As Push Notifications são menos intrusivas no sentido em que o consumidor não tem que parar o resto da sua atividade para as ler. A notificação surge como uma janela pop-up num website, por exemplo e outra vantagem é que não têm restrição de caracteres como as SMS.

Ponderando agora nas vantagens das SMS como campanha de mobile marketing, estas também lhe podem agradar. Partindo do pressuposto que as mensagens de textos é segunda atividade principal de quem têm telemóvel é compreensível que estas terão muito mais alcance do que uma Push Notification, pois 90% das mensagens recebidas são lidas em menos de 3 minutos. Além de que o seu negócio não precisa de uma app própria para mandar SMS, o que se traduz numa vantagem para pequenas ou médias empresas.

Porém, além de se diferenciarem muito entre si, também têm em vista atingir públicos-alvo diferentes. Por exemplo, se uma empresa tem o objetivo de comunicar de forma direcionada os seus novos produtos aos clientes já existentes na sua aplicação, deve fazê-lo através de uma Push Notification. No entanto, se pretende uma comunicação mais ampla deve utilizar a via SMS.

É importante compreender e ter em conta estas duas estratégias distintas quando se pensa em implementar uma estratégia de mobile marketing pois, só compreendendo as diferenças e como funcionam é que se poderá tomar a decisão mais inteligente que lhe trará melhor retorno.