Lojas otimizadas para dispositivos mobile

Os hábitos de consumo mudaram drasticamente a partir do momento que é possível adquirir produtos ou serviços através dos smartphones.

Muitos a chamam da “era mobile”, onde os telemóveis são os dispositivos de eleição dos consumidores, pois é com eles que se entretêm a maior parte do tempo do seu dia. São utilizados para praticamente tudo, redes sociais, notícias, vídeos, pesquisas e claro, compras online.

Tanto como para a simples apresentação de informações, como para a venda de produtos online, as empresas sempre se concentraram mais em desenvolver layouts do seu website para o típico ecrã de computador, de maiores dimensões e com o conteúdo disposto mais horizontalmente. Mas os hábitos mudaram e a crescente utilização de smartphones/tablets veio alterar, inevitavelmente, este conceito.

São vários os estudos que revelam que a percentagem de pessoas que utiliza dispositivos móveis para as suas atividades online está a aumentar e como consequência, a de quem ainda utiliza o computador para o mesmo efeito está a descer drasticamente. O facto de estes proporcionarem um acesso facilitado à internet em qualquer lugar é um fator que explica a utilização intensiva de dispositivos móveis para as atividades do dia-a-dia. Atividades estas que acabam por se refletir também na forma como acedem a serviços e compram produtos.

Posto isto, hoje em dia é essencial que uma loja online esteja otimizada para dispositivos mobile, pois há que acompanhar a constante mudança dos negócios online.

O acesso à grande maioria dos sites através do smartphone já representa mais de metade e devido a esta grande adesão, se a sua loja não oferecer uma boa experiência online isto pode levar à perda do cliente para a concorrência.

Estima-se que, em média, os portugueses gastam 780 minutos por dia online e que 60% destes acessos são via mobile. É fácil prever que este número de utilizadores mobile só tende a aumentar, pois aceder a tudo, onde e quando se quer vai continuar a ser a tendência dos consumidores. É uma questão de aderir e adaptar-se à evolução ou ficar cada vez mais para trás no negócio.