A mudança do Google Ads

O que é o Google Adwords?

Antes de começar com explicações relativas às mais recentes alterações do Google, nomeadamente da funcionalidade Adwords, é importante frisar a utilidade que a mesma possui para o marketing de conteúdo. O Google Adwords consiste numa ferramenta de trabalho, que permite ao utilizador aumentar a rentabilidade dos seus negócios, através de uma plataforma de publicidade, na qual são exibidos diversos anúncios, que surgem no momento em que o utilizador pesquisa uma ou mais palavras-chave no motor de pesquisa do Google. É também possível que os anúncios surjam em redes de parceiros de pesquisa, sob o formato de texto, e na rede de Display, através de anúncios gráficos e dinâmicos.

 

Contudo, recentemente, o Google Adwords sofreu algumas alterações. De uma forma genérica, para além da ferramenta ter agora o nome de Google Ads, passa a adquirir novas funcionalidades, como é o caso das campanhas Smart, concebidas para orientar os empreendedores naquele que é o universo dos anúncios. O funcionamento destas campanhas é o seguinte: o Google, através de mecanismos de machine learning, passa a identificar padrões e a tomar decisões, com base nos dados dos clientes, complementando também ações definidas como prioritárias pela empresa como, por exemplo, receber chamadas telefónicas.

 

Outra das renovações levadas a cabo pelo Google, diz respeito ao Google Marketing Platform, que concentra ferramentas de análise, como o Google Analytics 360, e ferramentas de anúncios, como o DoubleClick Digital Marketing, permitindo aos utilizadores realizar diversas ações num único lugar. Ainda nesta nova plataforma, os profissionais encontram à sua disposição o Display & Vídeo 360, que reúne diversas especificidades das ferramentas do DoubleClick.

Todas estas alterações vieram facilitar a vida não só aos profissionais da área do marketing, mas também aos produtores de conteúdos, que passaram a trabalhar diretamente numa plataforma única que reúne as funcionalidades necessárias para o exercício da respetiva profissão.