O Instagram e os seus recursos

O conceito de media, que anteriormente era a televisão, o cinema ou as rádios, tem sofrido um alargamento de forma áspera, pois o universo das redes sociais e dos sites online introduzirem na atualidade um novo paradigma: o da interatividade, em que não só recebemos a informação através dos média, como existimos dentro deles. Um exemplo desta inovação tecnológica interativa é a rede social Instagram.

Antes de se tornar utilizador de qualquer rede social, é imperativo conhecê-la para assim conseguir tirar o máximo partido desta. O instagram é atualmente a rede social mais utilizada para o partilha instantânea de conteúdos audiovisuais, nomeadamente fotografia e vídeo. No seu primórdio, que remonta a 2010, a rede apenas possibilitava a partilha de fotografias, por sua vez, atualmente já é possível a gravação e publicação de vídeos sendo ainda disponibilizadas ferramentas de edição de vídeo. Surgiu também a hipótese de gostar, comentar e até mesmo partilhar uma publicação no facebook. Divergindo do Facebook, no instagram não existem amigos, estes são substituídos por seguidores. Se por um lado a amizade é algo unânime, no caso dos seguidores, o utilizador pode seguir sem ser seguido, isto é, o seguidor tem acesso aos conteúdos do utilizador que o segue, no entanto caso o outro não o siga de volta poderá não conseguir visualizar nada.

Mais recentemente foi disponibilizado um novo recurso que se intitula por instagram memories, onde o utilizador pode partilhar com os seus seguidores fotografias e vídeos, que ficam disponíveis apenas por 24 horas.

Hoje em dia, o instagram conta com cerca de 400 milhões de utilizadores ativos, o que leva a uma média de mais de 60 milhões de publicações diárias. Esta rede social encontra-se disponível enquanto APP para smartphone e através da Web.