Como o Instagram mudou as viagens de hoje

Praias paradisíacas, monumentos históricos, passeios por desertos, aventuras na selva… Gosta de viajar? Com mais de 800 milhões de utilizadores e com 95 milhões fotografias publicadas todos os dias, não é difícil deparar-se com estes cenários na rede social Instagram.

A conceção de “vida perfeita” transmitida no Instagram, apesar de não corresponder à verdade, continua a ter uma influência descumunal na vida das pessoas. Desde o seu surgimento esta aplicação, que tem por base a interação com o público através de fotografias ou vídeos, veio alterar a forma como vivemos o nosso dia-a-dia a todos os níveis, e hoje, mudou até a forma com que viajamos.

Sabemos que o amplo alcance das redes sociais é aproveitado pelas marcas para gerar o interesse do público nos seus produtos ou serviços, mas sabia que esta estratégia também se pode aplicar a lugares turísticos? É o caso recente de Wanaka, na Nova Zelândia, que começou a convidar diversos influenciadores digitais do Instagram com um objetivo bem claro – promover a pequena cidade. O que é certo é que este investimento acabou por obter grande retorno, pois aumentou o turismo em mais de 14%, sendo considerado o crescimento mais rápido do setor no país.

Porém a divulgação no Instagram também pode causar impactos negativos. A conhecida fotografia a “empurrar” a Torre de Pizza, em Itália, é um exemplo de que a divulgação excessiva de um local ou de uma fotografia, pode muitas vezes levar à perda de essência do lugar, ou até mesmo à degradação do mesmo. Mas quem nunca deu por si a tirar uma fotografia num lugar famoso? Certamente que já o fez, porém, a influência desta rede social para alguns pode ir muito mais além. Em pleno século XXI as pessoas chegam a viajar apenas pelas fotografias e algumas delas podem até mesmo chegar a ponto de se colocarem em risco só para captar o momento que vai gerar mais gostos. São vários os casos de pessoas que perdem a vida a recriar fotografias famosas em locais de risco, principalmente em penhascos, como o casal que perdeu a vida no Cabo da Roca, em Portugal, por exemplo.

A proclamada rede social do momento é uma poderosa plataforma onde cada utilizador pode influenciar e ser influenciado através de fotos ou vídeos que nela circulam. O Instagram permite sonhar com lugares e culturas espalhados pelo mundo inteiro. Inspira quem já tem viajem marcada e incentiva aqueles que não a tem a consolidar a decisão final de partir à aventura.