Alterações na API do Instagram

No início de abril o Instagram fez alterações significativas na sua API de maneira a melhorar a proteção dos dados dos seus utilizadores. No entanto, estas modificações provocaram um impacto negativo em quase todas as aplicações que utilizam esta rede social para negócio.

O acrónimo API define-se como Interface de Programação de Aplicação (Application Programming Interface) e consiste essencialmente no modo como, através de um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos, as aplicações comunicam e interagem neste caso, com o Instagram. Uma API é criada quando uma empresa de software tem a intenção de outros criadores de software desenvolvam produtos associados ao seu serviço podendo assim, ser utilizada para os mais variados tipo de negócios.

Apesar destas alterações recentes do Instagram na sua API terem sido uma surpresa, não foram um choque total, pois este procedimento já estava previsto acontecer. No início do ano, o Instagram anunciou um novo gráfico de API juntamente com o plano de retirar o velho, a 31 de julho de 2018. Mas, embora sabendo que estas alterações se aproximavam, muitas entidades ainda continuavam a usar a API antiga do Instagram, não tendo planos de a atualizar antes do prazo anunciado.

Assim, quando o Instagram, no início de abril, restringe o acesso a essa API sem aviso prévio, deixa muitas dessas aplicações defeituosas e outras até mesmo sem a capacidade de funcionar.

 

O significam estas mudanças?

Se faz uso recorrente de aplicações interligadas à API do Instagram, vai de certeza notar diferença. De entre as entidades afetadas encontram-se as aplicações que permitem uma análise e um acompanhamento mais detalhado dos seguidores das contas, pois estas deixaram de ter acesso ao novo API e a esses dados logo, não vão funcionar.

Também os gostos do Instagram vão passar a ser privados e as outras entidades não vão poder ver as publicações que gostou. Esta situação tem o seu principal impacto nas aplicações de compras online que ficaram restritas de saber quais as preferências do público.

E as mudanças não vão acabar. A 11 de dezembro de 2018 está previsto que o Instagram suspenda a procura de publicações por hashtag. Ou seja, a função de pesquisa do Instagram realizada por ferramentas de gestão de redes sociais ficará fora do alcance de terceiros. Isto representa um grande alerta para todo o tipo de marketing digital que, até então tem sido utilizado, pois parte dos conteúdos que são gerados pelo marketing das marcas são baseados nesta funcionalidade.

Alguns especulam que estas mudanças antecipadas no API do Instagram são uma reação à pressão pública que rodeia o Facebook acerca da proteção dos dados dos seus utilizadores e o Instagram apenas esclarece que as medidas recentemente tomadas têm em vista a melhoria da aplicação em relação à privacidade e segurança dos seus utilizadores.

Assim, embora as alterações tivessem causado um impacto negativo em muitos negócios legítimos e responsáveis, são também ajustes benéficos para a privacidade pessoal dos que utilizam a rede social, no sentido em que reduzem o potencial risco de abuso de funcionalidades do Instagram.