2017 – Algumas tendências no Digital

Com a chegada do novo ano, são redefinidas prioridades no que diz respeito à utilização das redes sociais. Com o passar do tempo algumas vão perdendo a relevância no mercado do “social media” enquanto outra continuam a crescer, surgindo diariamente novidades. Começa a tornar-se difícil contabilizar os recursos que têm vindo e continuam a ser disponibilizados. No entanto, o ano 2017 será marcado por ainda mais novidades neste sentido, deixando certas redes sociais ainda mais em voga.

No leque de redes mais utilizadas surgem o Facebook e o Instagram. Mesmo sendo difícil inovar ainda mais, é esperado que sejamos presenteados com novidades a nível de vídeo, seguindo a linha do final de 2016. Já o Instagram, continuará nas preferências das grandes marcas, como meio de divulgação em virtude dos excelentes resultados que tem demonstrado.

Os conhecidos emojis que já fazem parte dos diálogos virtuais acentuarão ainda mais o seu papel.

As ferramentas de emissão de vídeo instantâneo, como o Snapchat e o mais recente Instastories continuarão a dar cartas, pois a informalidade e genuinidade que caracteriza este tipo de vídeos tem mostrado excelentes resultados junto do público-alvo.

É ainda esperado que encontre uma maior restrição em função dos interesses de cada um, àquilo que até si chega através das redes. Isto acontece de forma a não “cansar” o público de conteúdos que lhe são alheios, mas por sua vez, mostrando-lhe apenas aquilo que este quer ver. Não ficando por aqui as novidades que se avizinham, espera-se também, como já se tem vindo a dar conta nos últimos meses, uma acentuação no mercado, de ferramentas de vídeo 360º, trazendo a realidade virtual e aumentada para o dia-a-dia dos utilizadores do digital.